PPGCSA realiza seminário que aborda aspectos gerais do Islã

Professora Renilda Costa (primeiro plano),  no Seminário sobre Religiões, do PPGSCA, Professora Renilda Costa (primeiro plano), no Seminário sobre Religiões, do PPGSCA, Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

O seminário é o resultado final de intensas discussões sobre religiões na disciplina eletiva “Identidade Nacional, Religião e Fronteiras Éticas” do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA). Coordenado pela professora Renilda Costa, o evento teve apresentações de grupos de pesquisa que abordaram diversas temáticas, tenso ocorrido na última sexta-feira, 7, no auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário.

Segundo a coordenadora do Seminário, professora Renilda Costa, durante toda a semana foram discutidos conceitos relacionados à identidade nacional, religião e fronteiras éticas, e de como estavam e articulados ao longo da História da Humanidade, assim como no Brasil, nos processos de construção, desconstrução e reconstrução das religiões. Assim, o seminário ajudou na compreensão de como as religiões no Brasil - Católica, Indígena e Africana - estiveram em contato de sob a opressão das demais. A docente exemplificou de maneira histórica os fatos ocorridos durante a catequese do Brasil Colônia junto aos indígenas e de sua imposição aos negros escravos vindos do continente africano.

A pesquisadora Renilda Costa afirmou que, durante esse processo, ocorreu uma maior aproximação e uma mistura entre as religiões. Nesse sentido, a professora esclarece que o objetivo do seminário foi analisar as relações entre religiões em nível de humanidade, mas, sobretudo, pensar em nível de Brasil. Por conta disso, a professora dá importância ao processo de construção da identidade ética, e destaca a alteridade como fator primordial nesse processo. ‘Somos nós e os outros, e ao mesmo tempo de aproximação e retração’, comenta a professora.

"Apropriação de fundamentos e ritualística uma das outras se entrecruzam", disse a professora. Apesar da utilização ritualística, ela commentou que se vive no Brasil um momento de intolerância religiosa. “No passado, nós tínhamos o catolicismo como uma religião opressora, na atualidade, temos as religiões neopentecostais, as quais emprestam elementos ritualísticos de religiões afro-indígenas, mas que demonizam as religiões de matriz africana”, completou a docente do PPGSCA, Renilda Costa.

Ainda segundo ela, a dinâmica do seminário foi estabelecer contra pontos entre realidades do Brasil e da Amazônia em que foram abordadas temáticas relacionadas, como: a presença protestante, das neopentencostais, matrizes africanas, mitologias Yanomami e Tikuna perpassando a ideia de religião, não como um  conceito tradicional, de religare, mas, mitológico.

A palestrante Ana Flavia Souza Aguiar em pronunciamento no Seminário do PPGSCAA palestrante Ana Flavia Souza Aguiar em pronunciamento no Seminário do PPGSCAPalestra ‘Um panorama do Islã’

O seminário contou com a presença da pesquisadora Ana Flavia Souza Aguiar, mestre em religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), cuja dissertação defendida no início de 2018, teve como título “Contextualização e análise da obra A Segunda Mensagem do Islã de Mahmoud Muhammad Tara”.

De acordo com a pesquisa, o islã é uma religião complexa com formação diferenciada. Dentre os aspectos que foram abordados estavam a diferenciação dos conceitos Islã e Islamismo, os cinco pilares essenciais destinados a desenvolver o espírito de submissão a Deus e como cada um se dá nas diversas regiões do mundo, e por último, a inter-relação entre o cristianismo e o Islã, tendo como pano de fundo as  imagens do Anjo Gabriel e de Maria, mãe de Jesus.

Nesse sentido, a pesquisadora fez uma abordagem do de forma a esclarecer e permitir que o público o compreenda em sua integralidade, deixando de lado a falsa ideia de que seja em si uma religião opressora; mas que possibilite compreender a atual realidade política no âmbito internacional.