Projeto ReAnimação realiza formação de instrutores em Suporte Básico de Vida

Em novembro, o projeto de extensão ReanimAÇÃO da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED), promoveu a primeira formação de instrutores em Suporte Básico de Vida. Com a formação, instala-se na Sociedade Amazonense de Pediatria o primeiro sítio de treinamento oficial credenciado pela AHA (American Heart Association) de BLS (Basic Life Support) da região norte através do Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Pediatria e o sexto do Brasil.

O evento ocorreu na sede da SAPED e foi organizado e proposto pelo professor Faculdade de Medicina da Ufam e pediatra/neonatologista, Alexandre Miralha, atual Coordenador estadual do programa de reanimação pediátrica no estado do Amazonas pela SBP e Coordenador do Projeto ReanimAÇÃO, que vem atuando na cidade, realizando treinamentos constantes em escolas, empresas e em comunidades desde 2014.

Segundo o professor Alexandre Miralha, “a certificação de alunos do curso de Medicina irá dar um salto de qualidade e proficiência aos participantes que já vem trabalhando com a proposta da AHA. A partir de agora os participantes do curso estarão oficialmente certificados através da SBP que é um centro de treinamento da AHA para BLS e PALS”.

Entre os participantes estavam alunos do projeto de extensão, pediatras e professores de medicina e enfermagem da Ufam. A proposta é alavancar o BLS com cursos mensais na sede da Sociedade Amazonense de Pediatria, que conta com uma infraestrutura para treinamentos dessa natureza, e estender os cursos, em futuro próximo, ao público leigo (não profissionais de saúde).

O treinamento contou com a presença da atual Coordenadora Nacional do BLS pela SBP, a médica Valéria Bezerra, de Recife/PE, que ajudou na formação de 12 instrutores locais para dar início ao ciclo de capacitação em Suporte Básico de Vida.

O principal objetivo do curso é dar mais habilidades aos profissionais de saúde em ressuscitação cardiopulmonar de bebês, crianças, adolescentes e adultos em parada cardiorrespiratória em ambiente intra ou extra-hospitalar.

O curso é teórico-prático e interativo através de vídeos, com ênfase na prática ministrada em manequins desenvolvidos especialmente para o ensino das técnicas de reanimação cardiopulmonar com feedback, onde o próprio participante do curso consegue visualizar o seu desempenho em tempo real sob supervisão do instrutor.