15 projetos da Ufam, de um total de 25, recebem recurso suplementar em Programa da Fapeam

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Projetos coordenados por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) representam 60% das 25 propostas que serão beneficiadas com recursos suplementares do Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas, por meio do Edital nº 002/2018, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os 15 projetos abrigados na Ufam podem ser acessados na Decisão nº 672/2018 da instituição de fomento à pesquisa.

O Conselho Diretor da Fundação aprovou a suplementação do referido edital com o objetivo de realizar a contratação dos 25 projetos mais bem classificados por áreas do conhecimento. A distribuição considera a Lista de Prioridade II, anexa à decisão do último dia 15 de outubro. Na avaliação das propostas, 243 delas foram recomendadas pelo comitê científico, ainda que o edital de abertura tivesse previsto a alocação de recursos do Programa apenas para 84 projetos, conforme a ordem final de classificação.

A Diretoria Técnico-Científica, ao decidir, considerou o “grande número de propostas recomendadas com mérito, classificadas além do limite de recursos financeiros disponibilizados ao Programa UNIVERSAL AMAZONAS, bem como o subitem 4.2 do edital em questão, que dispõe sobre a possibilidade de serem incorporados novos recursos ao programa, mediante disponibilidade orçamentária”, destaca a decisão do Conselho Diretor da Fapeam.

Destaques

Dentre os 15 projetos da Ufam que constam na lista de recomendados, três deles são oriundos de unidades da Ufam no interior do estado. Os professores José de Ribamar da Silva Nunes, do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC); Nívea Cristina Guedes Munin, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET); e Vairton Radmann, do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente de Humaitá (IEAA) tiveram as propostas atendidas.

“O Edital nº 002/2018 do Programa de Apoio à Pesquisa – UNIVERSAL AMAZONAS, cujos recursos financeiros aportados contemplou 84 projetos, restando 243 propostas recomendadas, porém, classificadas além do limite de recursos financeiros disponíveis no edital”, informa a decisão colegiada. No anexo está listada a totalidade de projetos de pesquisa contemplados com recursos suplementares. Abaixo é possível conferir todas as iniciativas da Ufam que foram aprovadas pelo Conselho:

Notícia relacionada:

Fapeam lança editais para financiar pesquisas e bolsas de pós-graduação

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable