Departamento de Políticas Afirmativas da Proext cria ação de extensão cidadã

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão da Ufam (DPA/Proext) criou uma ação extensionista denominada ‘Pé de Vento’ com o objetivo de atender a população dos municípios do estado do Amazonas que estejam em situação de vulnerabilidade. O Pé de Vento é uma ação de inclusão às políticas e aos programas sociais que visem a combater todas as formas de discriminação e violência contra grupos minoritários. As ações têm previsão de início no primeiro semestre de 2019.

O DPA/Proext tem a missão de identificar e garantir à população em vulnerabilidade, tanto na Instituição quanto no território do Amazonas, oportunidades de acesso às políticas e aos programas sociais, na perspectiva do seu fortalecimento, para o enfrentamento e superação de todas as formas de desigualdade e discriminação.

O Pé de Vento surgiu dentro das principais competências do Departamento: formular, planejar, coordenar, executar e articular políticas, programas e serviços nos campos da assistência social e das ações afirmativas de cidadania, em consonância com os princípios, diretrizes e orientações contidas na legislação e demais documentos normatizadores em vigência no país.

O DPA tem a responsabilidade de fomentar e articular, no âmbito da administração municipal e estadual, os esforços voltados à garantia de direitos, ao combate de todas as formas de discriminação e violência contra os grupos minoritários, execução de políticas, programas, projetos, serviços e ações que objetivem a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, às questões das relações de gênero e à igualdade racial, respeitadas as competências e áreas de atuação de cada órgão de governo.

“O Pé de Vento surgiu da necessidade de a Ufam estar ainda mais perto da sociedade. a ação foi criada para atender e acolher os municípios dentro das políticas afirmativas. A ideia é que os prefeitos ou representantes possam cadastrar suas demandas dentro das políticas afirmativas e marcar qual é a contrapartida do município. A ficha cadastral das ações já está disponível para o preenchimento”, destacou a diretora do Departamento de Políticas Afirmativas da Proext, Cláudia Guerra.

O pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, ressaltou que a administração Sylvio Puga e Jacob Cohen deu uma nova dinâmica nas ações de extensão. “Quando assumimos a Proext, procurei dar uma nova dinâmica nas ações de extensão da Ufam. Primeiro, com a diretora Cláudia Guerra, mudamos a face do Departamento, que, apesar de ser de políticas afirmativas, estava muito restrito à causa indígena.  Agora é muito mais amplo, enfoca outros setores da comunidade que fazem parte desse segmento. Também mudamos a dinâmica na relação com a sociedade. Antes era a Universidade quem dizia o que fazer, agora levantamos a demanda e quem vai dizer o que precisa realmente é a comunidade. Não é correto a Universidade dizer a comunidade o que ela precisa e o que é bom pra ela. Ela é que tem que decidir”, ressaltou o professor Ricardo Bessa.

Pé de Vento

Visa a promover ações extensionistas que professores e alunos universitários exercem, realizando oficinas nas áreas de Políticas Afirmativas de forma técnica, pedagógica para desenvolver as ações políticas e sociais que tangenciam alguns dos Programas Institucionais da Universidade Federal do Amazonas em suas atividades extra-classe, em escolas públicas e em outros espaços.

Cadastro

O Departamento de Políticas Afirmativas está realizando o cadastramento dos municípios do Amazonas que desejem participar do Programa de Ações de Extensão Afirmativa. Para isso, é necessário que o representante do município cadastre suas necessidades/demandas por meio de ficha e já apresente as ações de interesse como Ações de Políticas para Deficientes, Ações de Políticas para Gênero e Sexualidade, Ações de Políticas para Populações Indígenas, Ações de Políticas para Negros eQuilombolas, Ações de Políticas para Crianças em Situação Vulnerável, Ações de Políticas para Ribeirinhas e Moradores de rua, Ações de Políticas para minorias específicas.

Observações

Recomendável o preenchimento da ficha de demanda;

O preenchimento desta ficha não gera obrigatoriedade ou garantia de atendimento, mas, habilitará o inscrito para próximas demandas, dentro das condições socioeconômicas.

Salientamos ainda da necessidade de uma contrapartida do município ao receber a equipe da Ufam que podem ser: alimentação para a equipe; estrutura para o evento; transporte e, dependendo da necessidade e do tempo, hospedagem para a equipe.