CED apresenta realizações e projetos no dia Nacional da Educação a Distância

Dia 27 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Educação a Distância. Na Universidade Federal do Amazonas, o Centro de Educação a Distância (CED) é o responsável por essa modalidade de ensino, por meio do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) Moodle.

O CED é um órgão suplementar ligado diretamente ao gabinete da Reitoria e foi estabelecido por meio da resolução nº. 10/2007- CONSAD, com os objetivos de implantar e explorar as interfaces entre a comunicação, as tecnologias da informática, o mundo do trabalho e a educação.

Cursos ofertados

São ofertados pelo Centro os cursos de graduação em Administração Pública, Artes Visuais, Biologia, Ciências Agrária, Educação Física, e, no próximo ano, a Ufam oferecerá ainda, via EaD, os cursos de graduação em Biblioteconomia e em Música.Em nível de pós-graduação, são ofertados os cursos de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Ensino de Matemática no Ensino Médio, Ensino de Filosofia no Ensino Médio e Produção de Material Didático para EaD. Desde 2011, o CED já formou um total de 1.247 pós-graduados.

Com essa estrutura, a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão tem atendido mais de mil alunos em 2018, distribuídos em polos nas regiões do Amazonas (Manaus, Manacapuru, Maués, Manaquiri, Coari, Itacoatiara, Lábrea, Santa Isabel do Rio Negro, Tefé), de Roraima (Iracema, Bonfim, Caroebe, Boa Vista, Caracaraí) e Acre (Brasiléia, Acrelândia e Tarauacá), com previsão de, em 2019, abrir um polo em Rondônia, atendendo ao município de Ariquemes.

Melhorias

De acordo com o professor Evandro Ramos, diretor do Centro, melhorias na estrutura são perspectivas para o crescimento do setor: “Para manter e garantir o desenvolvimento das atividades do CED e de sua equipe, a expectativa para os próximos anos é realizar melhorias nas instalações físicas da sede, bem como adquirir equipamentos tecnológicos e, assim, ampliar, ainda mais, a oferta de cursos. Também, como projeto futuro, estamos providenciando um novo laboratório de videoaula para oferecer maior qualidade às gravações dos professores”, informou o diretor.

O CED fica localizado no campus universitário da Ufam, setor Sul, bloco N, com uma equipe que conta, além do diretor, também com um coordenador adjunto UAB (Universidade Aberta do Brasil), professor Carlos Alberto F. Tucci, e mais 5 coordenações: Administrativa, que cuida da elaboração e acompanhamento administrativo e financeiro de todas as coordenações e de todos os projetos gerenciados; Tecnológica, responsável pelas ações que dão suporte aos ambientes virtuais e gerenciamento do portal do CED; Pedagógica, constituída das coordenações de cursos de graduação na modalidade EaD e demais colaboradores, sendo responsável pelas equipes didático-pedagógicas, equipe de professores e acompanhamento dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem; coordenação de Pós-graduação, que organiza, gerencia e promove os cursos de especialização e formação de professores; e, ainda, a coordenação de Design, que, com uma equipe de multimídia, elabora e dá provimento aos originais de videoaula e de material didático digital e impresso.