Ufam sediará evento do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Evento será realizado de 28 a 31 de outubro de 2019

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O XI Seminário Internacional e a XII Assembleia do Grupo Coimbra de Universidade Brasileiras (GCUB) já têm local definido para acontecer. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será a anfitriã dos eventos internacionais, que devem receber cerca de 400 pessoas de mais de 35 países entre 28 e 31 de outubro de 2019.

Na manhã desta terça-feira, 27, a diretora executiva do GCUB, professora Rossana Valéria Silva, realizou a primeira visita técnica à Universidade Federal do Amazonas. Ela foi recebida pelo reitor em exercício e vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen; pela assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Brasil e pelo chefe de gabinete, professor Almir Liberato.

Amazônia – patrimônio mundial

Durante o encontro, foi discutido que o tema do Seminário Internacional deve enfocar a Amazônia como patrimônio mundial e a necessidade de formar uma comissão com servidores da Ufam para a preparação do evento. Ela fez uma avaliação da primeira visita técnica. “As reuniões realizadas tanto ontem quanto hoje aqui na Ufam foram bastante proveitosas. A diretoria do Grupo Coimbra e os reitores que formam nossa Associação estão muito felizes com essa oportunidade de ter nossos principais eventos realizados na região amazônica, uma região que tem importância para o mundo inteiro. As próximas visitas serão fundamentais para que tenhamos um evento bastante exitoso”, avaliou a diretora executiva.

O reitor em exercício, professor Jacob Cohen, destacou que é a primeira vez que o evento será realizado na Região Norte. “É a primeira vez que esse evento será realizado na Região Norte do Brasil e a Ufam está bastante honrada em ser a anfitriã dele. Vamos trabalhar para que seja um evento com muitas oportunidades de parcerias com universidades internacionais”.

Reuniões

A Assessora de Relações Internacionais anunciou que em janeiro será realizada a segunda reunião com a diretora executiva do GCUB. “Essa foi a primeira de três rvisitas técnicas que a diretora executiva do GCUB faz à Ufam. Em janeiro, devemos nos reunir novamente, pois não é um evento internacional de natureza simples e a Ufam quer preparar um espaço bastante propício para a troca de ideias e parcerias de pesquisas”, destacou a professora Leda Brasil.

Sobre o GCUB

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 83 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF.

A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes. Fonte: site do GCUB