Empregabilidade e juventude: competição internacional premia ideias empreendedoras

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Hult Prize é uma iniciativa, fomentada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Fundação Bill Clinton, cujo objetivo é selecionar e premiar ideias inovadoras e de incentivo ao empreendedorismo social. Times selecionados no mundo todo ao longo de quatro etapas são desafiados a propor ideias empreendedoras voltadas à empregabilidade na juventude.

A competição será apresentada nesta quarta-feira, 21 de novembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Direito (FD), localizada no setor Norte do Campus Universitário. Participarão palestrantes envolvidos no ecossistema empreendedor, os advogados do "Clicando Direito", Fernando Pompeu, Rhaiza Vieira e Sabrina Mendes, o empreendedor Allan Kardec Bandeira, representantes da empresa Baré Júnior, Federação Amazonense do Movimento Empresa Júnior. Por fim, a diretora de Campus do Hult Prize na Ufam, Thainá Bentes, esclarecerá quaisquer dúvidas sobre o processo.

As inscrições estão disponíveis por meio deste link. Depois de avaliadas as propostas inscritas, a melhor equipe da Ufam será selecionada no próximo dia 1º de dezembro , após todos os participantes serem capacitados sobre a criação de startups

Há perspectiva de que haja mais de dez milhões de jovens desempregados nas próximas décadas, então, equipes de 3 a 4 estudantes devem criar projetos possíveis e inovadores para o fim de minimizar o desemprego entre pessoas nessa faixa etária. O Manual do Participante deverá ser analisado pelos interessados, que participarão da etapa ‘On Campus’ até o fim de 2018. Se as equipes avançarem, concorrem na regional, em março de 2019; e na etapa nacional, marcada para ocorrer entre abril e junho seguintes. Acelerator é a última etapa, que ocorre entre os meses de julho e agosto de 2019 com as 50 melhores equipes do mundo.

A página oficial do Hult Prize é http://www.hultprizeat.com/fua, onde podem ser encontradas as principais informações para os interessados que desejem montar uma equipe e concorrer à etapa local de seleção de ideias inovadoras, chamada Campus Ufam. No site, também é realizada a pré-inscrição dos grupos, os quais terão de submeter seus projetos, compartilhar dúvidas e receber sugestões para auxiliar no planejamento das propostas.

Empreendedorismo social

Todos os desafios lançados pelo Hult Prize estão fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2016, a proposta era de “Duplicar os ganhos de moradores de milhões de favelas”. Já em 2017, os participantes foram desafiados a propor soluções relativas ao tema “Refugiados – despertando o potencial humano”, enquanto, para o ano de 2018, as ideias foram para levar “Energia elétrica a 10 milhões de pessoas”.

Para esta edição, o tema escolhido busca incrementar a empregabilidade entre a população jovem do mundo, revertendo previsões pessimistas que apotam milhões de jovens desempregados nos próximos anos. A melhor proposta de startup criada para auxiliar na solução do desafio será escolhida na Grande Final do Hult Prize 2019, e seus desenvolvedores receberão o prêmio de um milhão de dólares diretamente do ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, na sede da ONU (NY).

Entre em contato pelas redes sociais:

Facebook - https://www.facebook.com/HultPrizeUfam/

Instagram - @hultprizeufam

Twitter - @hultprizeufam

Contatos:

Telefones: (92) 98104-5467 (Thainá Bentes) e (92) 99455-5514 (Rúbia Braga).