Alunos do IEAA apresentam trabalhos na XV Escola Matogrossense de Física

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Uma equipe composta por cinco alunos do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), unidade da Ufam no município de Humaitá, apresentaram trabalhos durante a XV Escola Matogrossense de Física, evento ocorrido em Cuiabá, de 23 a 26 de outubro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Equipe

A equipe é composta pelos alunos da Licenciatura em Ciências - Matemática e Física Moriel Moura Tenório, Rogério Gonçalves, Genilson Campos Castro, Emivan da Costa Maia e Guilherme Ramos da Silva de Moraes. Entre os trabalhos apresentados pelos estudantes durante o evento estão: “Física Moderna e contemporânea na Educação Básica – uma revisão de Literatura nos encontros de pesquisa em Educação em Ciências e “Temas da Física priorizados pela Base Nacional Comum curricular para o Ensino Médio”.

Experiência acadêmica

O aluno Rogério Gonçalves destaca a ineditismo da experiência acadêmica para ele. “Foi a primeira vez que fui ao evento. Foi algo novo. Além das palestras e minicursos que vimos, pude conhecer e trocar informações com vários discentes de outras universidades e que são bem afastadas da nossa. Fiquei feliz em perceber que apesar de estarmos em uma universidade numa cidade de interior e ser de uma certa forma ‘isolada’ da capital, alunos de outras universidades, até mesmo de capitais, não pareceram estar em um nível superior de conhecimento do nosso, mas em um nível equivalente. Eu apresentei um trabalho sobre uma legislação educacional nova e os pesquisadores ficaram interessados no assunto e trocamos contatos. O evento ajudou também a conhecer pesquisas de pessoas de outras regiões”.

Sobre a Escola Matogrossense de Física

A Escola Matogrossense de Física tem edições ininterruptas desde 2003 e já é um evento consolidado tanto em Mato Grosso quanto em toda região Centro-Oeste. Desde a primeira edição, o evento mantém a mesma estrutura das edições anteriores com minicursos distribuídos nas áreas Física Experimental, Ambiental, Física Teórica e Ensino de Física, além de palestras proferidas por pesquisadores com renome nacional e internacional