Encontro de Avicultura debate temas emergentes da área

Coordenador, Frank Cruz, abre o Encontro de AviculturaCoordenador, Frank Cruz, abre o Encontro de AviculturaPor Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do setor de Avicultura, realizou nesta terça-feira, 13, a abertura do XIII Encontro de Avicultura, intitulado 'Temas Emergentes na Avicultura Contemporânea'.

O evento, que segue até dia 14 de novembro, ocorre no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no setor Sul do Campus, e contou, na solenidade de abertura, com a participação do coordenador do Encontro, professor Frank Cruz, do diretor da FCA, Marcos Mendonça, do presidente da Federação de Agricultura do Amazonas, Muni Lourenço, da diretora da Fazenda Experimental da Ufam, Albejamere Pereira de Castro, da coordenadora do curso de Zootecnia da Ufam, Janaina Pauolucci, e da professora da Universidade Federal do Paraná UFPR), Chayane da Rocha, que compuseram a mesa de abertura.

O evento abordou temas inovadores e atualizados com ênfase em técnicas e inovações tecnológicas que busquem otimizar a produção avícola no estado do Amazonas. A palestra 'Nutrição In Ovo: para onde estamos caminhando?', foi proferida pela professora da UFPR, Chayane da Rocha.

Na programação consta o minicurso 'Sistemas de Criação na Avicultura', além das palestras: Tecnologia de revestimento de ovos; Aplicações da tecnologia in ovo; Enriquecimento de ovos com ácidos graxos; Importância da proteína na nutrição de aves; Fibra na alimentação das aves; Efeito do espaço de alojamento e da granulometria do milho em rações de patos sobre o desempenho e rendimentos de carcaça.

A estudante do 2º período do curso de Zootecnia da Ufam, Jéssica da Silva Castelo Branco, destacou que o evento é importante em sua formação porque agrega inúmeros conhecimentos. “Espero adquirir novos conhecimentos na área de Avicultura e possa utilizá-los mais a frente. É uma das áreas que mais produz e vem se constituindo em oportunidades. O evento é importante porque expõe pesquisas, pontos de vistas, novos conhecimentos que agregam muito na formação acadêmica”, disse a estudante.

O presidente da Federação de Agricultura do Amazonas, Muni Lourenço, ressaltou que o Encontro de Avicultura da FCA já é um evento tradicional, não só do âmbito acadêmico, mas do setor primário do Amazonas. “Todos os anos, o Encontro e a Mostra de Avicultura da FCA promovem debates de assuntos estratégicos para essa cadeia produtiva, que é importante para o setor primário do Amazonas porque somos o quinto maior polo de produção de ovos de galinha do Brasil e o maior polo de produção de ovos da região Norte, gerando milhares de empregos, movimenta cifras significativas e, consequentemente, são fundamentais para a economia local, além de formar recursos humanos qualificados”, ressaltou Muni Lourenço.

O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Marcos Mendonça, afirmou que o XIII Encontro de Avicultura é um evento importante porque congrega as várias áreas de produção, mas focado na Avicultura, com um grupo que vem exercendo grandes trabalhos. “O Encontro expõe para a sociedade que existem alternativas viáveis de produção no setor primário da região. O evento é importante porque mostra a interação com a comunidade e a viabilidade do setor primário como alternativa econômica”, afirmou o diretor da FCA.

“O evento é resultado do trabalho de uma equipe que há vários anos está focado na realização do Encontro. É importante porque é uma oportunidade de divulgarmos os resultados de pesquisas desenvolvidos pelo setor, principalmente voltado para a Avicultura alternativa. Além disso, o envolvimento de estudantes da graduação, da pós-graduação dos cursos de Agronomia e Zootecnia faz com que a gente se sinta motivado a realizar esse evento”, destacou o coordenador e idealizar do evento, professor Frank Cruz.