Em ato solene do Conselho Universitário da Ufam, o esportista Roberto Gesta recebe título de Doutor Honoris Causa

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom/Ufam

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni) realizou, na manhã desta segunda-feira, 12, solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao bacharel em Direito pela Ufam e esportista Roberto Gesta de Melo. O evento ocorreu no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no setor Sul do Campus e foi presidido pelo reitor, professor Sylvio Puga.

A cerimônia teve a participação dos conselheiros do Consuni, do vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, familiares do advogado, pró-reitores, diretores, entre outras autoridades.

O título foi aprovado pelo Consuni, em fevereiro deste ano, e outorgado nesta segunda-feira, 12. Bacharel em Direito pela Ufam, Roberto Gesta teve o nome sugerido pelos diretores da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), professor João Libardoni, e da Faculdade de Direito da Ufam (FD), professor Carlos Alberto Ramos Filho, por sua contribuição ao esporte brasileiro .

O homenageado sempre esteve atrelado ao esporte, principalmente, ao atletismo, tendo sido presidente da Confederação Brasileira de Atletismo durante muitos anos. Durante esse período, houve um salto de qualidade no atletismo brasileiro.

Sua vida no esporte iniciou ainda na faculdade, quando participou dos jogos universitários como atleta de Tênis de Mesa e, depois, como presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud). A dele na Federação Universitária ampliou a participação de estudantes nos Jogos o que resultou no surgimento de vários atletas amazonenses em competições nacionais e internacionais. Sempre atrelado às atividades esportivas, Roberto Gesta mantém um dos maiores acervos de peças olímpicas do mundo em sua casa.

Destaque

O professor Sylvio Puga destacou que o ex-aluno da Ufam sempre foi ligado ao esporte amazonense e se tornou um ator importante na melhoria do desporto brasileiro. “O ex-aluno da Faculdade de Direito sempre esteve ligado ao esporte. Ele se tornou um ator importante na escolha da subsede da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada em 2016, em Manaus. O seu legado para o esporte é grandioso. A partir de sua trajetória, o Conselho Universitário, em decisão unânime, decidiu pela outorga do título de Doutor Honoris Causa. É uma grande honra prestar esta homenagem”, destacou o reitor da Ufam.

O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, afirmou que foi uma decisão correta do Conselho Universitário a escolha do doutor Roberto Gesta para receber a maior honraria da Ufam. “O Consuni acertou na decisão de conceder o título, pois sua trajetória no esporte é de grande destaque. É um amazonense que contribuiu para o desenvolvimento do esporte no País e no mundo. São inúmeras as realizações dele”, disse o vice-reitor.

O filho do homenageado, Arthur Gesta, ressaltou a felicidade da família em participar do ato . “Estamos felizes com a homenagem ao nosso pai por uma instituição de credibilidade. Sua história é repleta de dedicação a família, como também ao esporte. Sempre foi uma pessoa íntegra e buscou a perfeição. Seu exemplo é seguido por todos e a  homenagem é válida pelos anos de dedicação ao esporte amazonense, brasileiro e até mundial. Agradeço o reconhecimento dado pela Ufam pelo seu trabalho”, ressaltou.

“Sem dúvida essa é a maior distinção que recebi na minha vida. A Universidade do Amazonas representou muito para a minha família. Meu avô, um português do Porto, formou-se na primeira turma da antiga Faculdade de Direito da Escola Livre de Manáos, em 1914. Depois meu pai, eu e meu filho mais velho formarmos na Faculdade de Direito, toda uma história ligada a Ufam. Acabei me dedicando ao esporte na Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD). Foi a partir da Federação Universitária que outras federações foram criadas em Manaus. É o maior galardão que já recebi e devo menos aos méritos pessoais, e muito mais ao Conselho Universitário, aos que me propuseram, os que defenderam essa indicação. Eu espero continuar contribuindo para o Amazonas”, disse o homenageado Roberto Gesta de Melo.

Currículo

Atualmente, Roberto Gesta de Melo é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo e presidente da Associação Ibero-Americana de Atletismo. É representante da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e integra a Comissão Executiva e das Comissões de Desenvolvimento, Finanças e Competições.

É membro da Assembleia Geral e coordenador de publicações da Confederação Brasileira de Atletismo. Também membro da Comissão Executiva e das Comissões de Desenvolvimento, Finanças e Competições e presidente da Comissão do Legado Histórico do Atletismo.

Ocupou, ainda, a subchefia da Casa Civil do Governo do Estado do Amazonas, foi coordenador no Amazonas do Programa Procarta do Ministério da Educação; superintendente de Esportes do Governo do Estado do Amazonas; superintendente de Esportes do Governo do Estado do Amazonas; secretário extraordinário do Governo do Amazonas; membro da Sociedade Internacional dos Historiadores Olímpicos e membro do Olympin.