Professora Terezinha Fraxe defende Memorial Acadêmico

Professora Terezinha Fraxe durante a defesa de seu Memorial AcadêmicoProfessora Terezinha Fraxe durante a defesa de seu Memorial Acadêmico
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), defendeu, no último dia 30 de outubro, seu Memorial Acadêmico para fins de Promoção na carreira do Magistério Superior para a Classe de Professor Titular.

A defesa ocorreu no Auditório Sumaúma da FCA. A Comissão Especial de Avaliação teve como membros os professores titulares Néliton Marques da Silva (Ufam); Hiroshi Noda (Inpa); Maria Inês Iguchi (Inpa) e Edna Castro (UFPA).

Perfil

A professora Terezinha Fraxe possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora do Departamento de Ciências Agrárias da UFAM desde dezembro de 1988 e tem 12 livros publicados sob sua organização, além de 5 cartilhas.

Entre suas ações estão oficinas participativas para a construção de viveiros agroflorestais; formação de agentes multiplicadores de práticas agroecológicas; curso de administração da propriedade familiar e formação de gestores socioambientais.

Memorial

Durante a defesa de seu Memorial intitulado “A estrutura estruturante de um habitus acadêmico: o ser professor na Amazônia”, professora Terezinha Fraxe destacou a criação do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC), em 2002, como sua maior contribuição no campo da pesquisa e da extensão. “O NUSEC é um núcleo de estudo, pesquisa e extensão ligado à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sob minha coordenação. Foi fundado em 2002, por uma equipe de pesquisadores, professores e discentes da UFAM. Hoje possui uma equipe multidisciplinar, envolvendo pesquisadores dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Agronomia, Biologia, Ciências Sociais, Administração dentre outros, que desenvolvem trabalhos de ensino, pesquisa e extensão no Estado do Amazonas. Desde 2004, tecnologias sociais apropriadas desenvolvidas pelo NUSEC vêm sendo utilizadas nas comunidades rurais do Estado do Amazonas, por meio de projetos financiados pelas mais diversas instituições de fomento”, ressaltou.

Professora Terezinha Fraxe com a Comissão Especial de Avaliação Professora Terezinha Fraxe com a Comissão Especial de Avaliação

Publicações

Ela também afirmou que publicar tem sido uma das principais metas em sua carreira acadêmica. Meu Currículo Lattes condensa artigos de eventos, capítulos de livros e organização de livros. Tenho 162 trabalhos registrados em meu currículo referente ao período de 2008 a 2017. Meus indicadores de produção realizados no período demonstram que a maioria foi na forma de capítulos de livros (37%) e de resumos expandidos em anais (22%) de eventos, tanto nacionais, como internacionais. Para este pedido de progressão para a classe de professor titular, obtive um total de 1.393,33 pontos, que ultrapassaram os três critérios mínimos gerais e o total dos 125 pontos considerados o mínimo necessário para o pleito da progressão”.