Ufam comemora projeto aprovado no edital Brafagri 2018

Pelo projeto aprovado pela Ufam, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Federal de Goiás, até 4 estudantes dos cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Pesca, poderão ser selecionados para receber bolsas de estudo, na modalidade graduação sanduíche, para cursar até um ano em uma das quatro universidades francesas conveniadas. A seleção dos estudantes será em março de 2019.

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), teve o projeto Cadeia Agroalimentar Sustentável aprovado no Edital do Programa Brafagri – Brasil França Agricultura.

O programa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, além de disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França, e estimular a aproximação das estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Intercâmbio na graduação

Pelo projeto aprovado pela UFAM em parceria com a Universidade Federal do Ceará, que coordenará o projeto nacionalmente e a Universidade Federal de Goiás, até 4 estudantes da UFAM dos cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de pesca, poderão ser selecionados para receber bolsas de estudo na modalidade graduação sanduíche para cursar até um ano em uma das quatro universidades francesas conveniadas do grupo France-Agro3.

Na Ufam, o projeto será coordenado pelo professor Henrique dos Santos Pereira e contará com a participação dos professores Roseane Pinto Martins de Oliveira e Antonio José Inhamuns. O professor Henrique Pereira, destaca que é a segunda vez que a Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM aprova um projeto de dois anos no edital do Programa Brafagri. “Nosso projeto ‘Cadeia Agroalimentar Sustentável’ visa, a curto prazo, a formação de profissionais bilíngues, com experiência internacional e, a médio prazo, a equiparação dos programas dos cursos e a dupla titulação. Além disso, há um valioso intercâmbio de docentes em missões de curta duração, o que pode gerar mais oportunidades de cooperação internacional não somente na área do ensino, como também na área da pesquisa e da extensão”, declarou o coordenador do projeto na Ufam.

Conquista para a Ufam

A vice-diretora da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professora Maria Teresa Lopes, comemora a aprovação do projeto. “Não é uma concorrência fácil, mas os professores realizaram uma proposta com qualidade, competitiva e obtiveram êxito na aprovação. É um projeto que envolve parcerias com outras universidades e possibilita a mobilidade acadêmica de estudantes dos cinco cursos de graduação da FCA. Sem dúvida é uma conquista, eleva a Instituição”.

Seleção de bolsistas

A seleção dos bolsistas deverá ocorrer em março de 2019. No momento, informações podem ser solicitadas via e-mail dirigido ao coordenador do projeto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Acesse, em anexo, o resultado  do edital Capes /BRAFRAGRI