'Seminário Amazonense de Atividades Motoras Adaptadas' discute inclusão de pessoas com deficiência na escola por meio da Educação Física
Por Juscelino SimõesO Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde) realizou nesta quarta-feira, 7, a abertura do Seminário Amazonense de Atividades Motoras Adaptadas (SAAMA/2018) com o tema 'Educação Física: instrumento eficaz para a inclusão', no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus. O evento ocorre até a sexta-feira, dia 9, nas dependências da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
A sétima edição do Seminário tem como objetivo proporcionar a discussão acerca da inclusão de pessoas com deficiência por meio da prática da Educação Física na escola e em diversos ambientes possíveis, e, assim, disseminar o conhecimento científico sobre o tema por meio de apresentações de experiências práticas e de investigações científicas das possibilidades de inclusão desta clientela.
A inclusão de pessoas com deficiência por meio da prática de atividades físicas nos diversos espaços de lazer, esporte, academias será abordado e discutido por meio de conferência, palestra, mesas-redondas e cursos. O público-alvo são profissionais e acadêmicos de educação física e áreas afins que atuam nesses espaços.
A mesa de abertura contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, do diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), professor João Libardoni dos Santos, da coordenadora do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde), professora Minerva Amorim e a professora da FEFF, Kathya Thomé.
A coordenadora do Proamde e do evento, professora Minerva Amorim, destacou que o SAAMA tem como proposta discutir o tema da inclusão no ambiente escolar e refletir sobre a prática dos profissionais da Educação Física com esse público. “O nosso objetivo é a discussão sobre a Educação Física inclusiva. Percebemos que hoje o aluno com deficiência não é atendido como deveria nas aulas de Educação Física nas escolas, apesar da legislação ser bastante divulgada. A prática não condiz com a legislação. Mas temos que ter estratégias para trabalhar com este público. Os três dias do evento vão trabalhar, por meio dos cursos oferecidos, estratégias para serem utilizadas na escola”, afirmou a coordenadora do Proamde.
A estudante do 4º período do curso de Educação Física/Licenciatura da Ufam, Gabriela de Arruda Cardoso Vieira, disse da importância do Seminário para a formação de professores de Educação Física com uma nova concepção acerca da inclusão de alunos com deficiência. “É importante que o professor de Educação Física conheça todos os seus alunos. O evento discute questões que muitas vezes não são detectados por muitos profissionais no dia a dia com relação a estudantes com deficiência. O SAAMA aproxima o professor desses alunos e que são muitas vezes negligenciados por falta de conhecimento do profissional de como trabalhar com eles”, destacou a estudante.
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