III Seminário de Filosofia aborda formação e práxis educativa

Evento acontece até o próximo dia 09 de novembro no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

Professor Juvenal Savian Filho durante a Oficina sobre o Ensino de FilosofiaProfessor Juvenal Savian Filho durante a Oficina sobre o Ensino de Filosofia

Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Conferencista da abertura do III Seminário de Filosofia, o professor Juvenal Savian Filho também ministrou oficina sobre o Ensino de Filosofia durante o evento. Ele defende que a Filosofia seja concebida como um hábito. “Tenho tentado propor que entendamos a Filosofia muito mais como um hábito do que um conjunto de assuntos a serem assimilados. O que permite realizar atos filosóficos é o estudo da História da Filosofia. Mais que aprender as respostas dos filósofos, devemos desenvolver em nós a vivência da Filosofia. Não se trata simplesmente de repetir as respostas dos filósofos mas de, estudando essas respostas, desenvolver em nós o hábito de pensar filosoficamente”, declarou.

Lançamento de livro e dinâmica

Durante a programação, o professor Savian apresentou aos participantes sua mais recente obra “Filosofia e filosofias”, através de uma dinâmica de grupo. O finalista do curso de Filosofia, Frank Wyllys, afirma que a participação em eventos dessa natureza contribui para aprofundar todas as discussões vivenciadas em sala de aula e, dessa forma, aperfeiçoar a formação dos acadêmicos de Filosofia para o magistério. “Somos alunos de Licenciatura e, em seminários como este, temos a oportunidade de aperfeiçoar técnicas que pretendemos empregar em sala de aula. Com certeza, esse diálogo com professores de fora contribui para nos tornarmos bons professores de Filosofia”, declarou o aluno.

Situação da disciplina Filosofia no Amazonas

Professor Savian orienta alunos durante a dinâmica que propôs durante a Oficina sobre o Ensino de FilosofiaProfessor Savian orienta alunos durante a dinâmica que propôs durante a Oficina sobre o Ensino de FilosofiaA programação também abrigou painel sobre a situação da disciplina Filosofia no Estado do Amazonas, o qual contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino e da Associação dos Filósofos do Estado do Amazonas.

Programação

Nesta quarta-feira, 7, a programação continua com a Sala temática: Formação e ensino de Filosofia - Mestrandos PROF - Filo e a conferência “John Dewey: contribuições de um filósofo educador” a ser proferida pelo professor Raimundo Martins Ferreira, da Faculdade de Educação da Ufam. No dia 8, a programação conta com o painel da Residência Pedagógica do PIBiD e com a conferência “ A Retórica de Aristóteles: uma perspectiva dialógico”, a ser proferida pelo professor Carlos Rubens de Souza, do PROF - FILO da Ufam. No dia 9, a programação conta com a Sala temática “Formação e Ensino de Filosofia” e a Roda de Conversa “Universidade, formação e a questão do ensino em tempos de crise”, com a participação dos professores Nelson Noronha e Evandro Ghedin. (Programação completa).

Confira notícia relacionada:

Seminário aborda 'Filosofia e Educação', entre os dias 5 e 9 de novembro. Inscrições abertas