V Corrida do Servidor incentiva a prática de atividades físicas

Por Carlos William
Equipe Ascom

Competidores se preparam para a largadaCompetidores se preparam para a largada

Como estratégia de incentivo à prática de atividades físicas para promover a saúde e em comemoração ao dia do Servidor Público (28 de outubro), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Divisão de Esporte, Lazer e Cultura da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Delc/Progesp), sediou na tarde desta quinta-feira, 1º de novembro, a quinta edição da Corrida do Servidor Ufam.

As disputas foram divididas em duas categorias, a primeira com percurso de 7km e largada na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), e a segunda com 3,5km percorridos e largada no Centro de Convivência do setor Norte do Campus. A pista de atletismo da Feff, localizada no setor Sul, foi o local de chegada para as duas categorias.

136 servidores inscritos de ambos os gêneros participaram, sendo 12 premiados, ao todo, nas modalidades feminina e masculina para cada percurso, com troféus contendo logotipos institucionais impressos.

Para a diretora do Delc, Klélia Santos, a relevância do evento pode ser constatada através dos ganhos em resistência física e saúde que, segundo observa, são impulsionados de forma intensificada por um ‘espírito de competição’ sadio, alimentado ao longo do período em que os servidores se preparam para a corrida, um momento de lazer e integração social entre os participantes.

Alongamentos antecederam a corridaAlongamentos antecederam a corrida

“A corrida do servidor é de extrema importância, pois através dela os concorrentes buscam cada vez mais a prática de atividades físicas, e eles realmente criam expectativas durante o ano inteiro, curiosos para saber quem vai ganhar. As vantagens são obtidas tanto em saúde e qualidade de vida, quanto em entretenimento e integração”, declarou a gestora, ao acrescentar que nesta edição os competidores usufruíram de um conforto climático adicional, visto que as temperaturas estavam abaixo dos níveis habituais e o céu, nublado, porém sem chuvas fortes.

Após a finalização de todos os percursos, os atletas se reuniram no hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), para a reposição das energias e nutrientes gastos, através da ingestão de kits de frutas disponibilizados pela Progesp e, em seguida, foi realizada a cerimônia de premiação.

Vencedores

Na modalidade feminina da categoria 7km, a vencedora foi a docente da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), professora Maria Jacirene. Praticante de atividades físicas regulares, principalmente musculação e atletismo, a professora ressalta que suas finalidades são muito mais recreativas do que profissionais, motivação também aplicada ao fato de ser competitiva. “Além do prazer dos exercícios físicos, a vitória proporciona uma ótima sensação. Ganhar faz bem!”, comemorou.

Já na competição masculina de 7km, venceu pela quinta vez consecutiva o professor da FCA e atuante no Centro de Educação à Distância (Ced), Afrânio Neves. Ovacionado com entusiasmo pelos presentes, por nunca ceder o posto de primeiro colocado desde a primeira edição da disputa, o professor justifica seu desempenho exemplar. “Todos os dias pratico exercícios conjuntos envolvendo natação, pedaladas e corridas, aqui mesmo na pista de atletismo”, enumerou, mantendo a modéstia. “Apesar do preparo, a corrida continua sendo dolorida”.

A vencedora da categoria 3,5km na modalidade feminina foi a diretora do Departamento de Materiais (Demat), Joice Ribeiro, que une musculação e corridas a sua rotina de combate ao sedentarismo. “Pratico estas atividades regularmente”, disse.

Engenheiro mecânico e técnico da Faculdade de Tecnologia (FT), Wanderson Veras levou o troféu de primeiro lugar na modalidade masculina da categoria 3,5km, sendo também um praticante assíduo de musculação e atletismo, o que lhe conferiu perseverança ao longo das edições. “Em 2014 fiquei na quinta posição; no ano seguinte consegui o sétimo lugar, então deixei de participar das outras corridas, mas agora decidi me inscrever e venci”, relatou o ganhador.

Primeiros colocados, de cima para baixo: Feminino e Masculino de 3,5km; Feminino e Masculino de 7kmPrimeiros colocados, de cima para baixo: Feminino e Masculino de 3,5km; Feminino e Masculino de 7km