Discentes destacam-se pela publicação de textos sobre temas atuais em Administração

Com abordagens variadas, os trabalhos discutem desde logística reversa na indústria e sucessão empresarial familiar até perfis de liderança e reflexos da homofobia e do heterossexismo no ambiente organizacional

Por Cristiane Souza 
Equipe Ascom/Ufam

Petianos e ex-petianos do curso de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam) tiveram destaque ao aprovar suas produções científicas no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (Casi). Outros dois acadêmicos da mesma graduação também se destacaram ao ter aprovados um capítulo de livro na obra “A Gestão Estratégica da Administração 3” e um artigo nos Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (Semead), respectivamente.

Enquanto o Casi possui alcance nacional, o Semead é internacional, esta é a única classificação encontrada por nós, não encontramos informações quanto a classificação Quali Capes. Ambos são destinados à pós-graduação e a maioria dos trabalhos aprovados é oriunda das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, tendo o Norte pouca participação nesses eventos. Entretanto, o Programa de Educação Tutorial em Administração (PET-ADM) já é veterano do Congresso, sendo este o terceiro ano seguido com artigos aprovados. Em relação ao Semead, o grupo já tem êxito nas submissões pelo segundo ano consecutivo.

As investigações

O trabalho intitulado “Uso e destinação de equipamentos eletroeletrônicos: a logística reversa em uma organização pública” é de autoria dos discentes Nicolas Araujo Sampaio, Fernanda Caroline Pantoja, Robert Correa Rodrigues e José Roberto Sileno de Souza Filho, todos orientados pelo professor Jurandir Moura Dutra.  Em linhas gerais, a pesquisa aborda a logística reversa sob o prisma da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e lida com o reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados pela sociedade, em especial com relação aos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos descartados por instituição na cidade de Manaus.

Em geral, esses restos de equipamentos (REEE) são considerados inservíveis. Entretanto, os autores se concentraram em analisar o gerenciamento desses resíduos. “O órgão público analisado ainda não pratica a logística reversa, haja vista não haver a devolução dos REEE após o consumo. No entanto, existe uma iniciativa nesse sentido, designada de Projeto Transformar, que visa realizar reparos em eletroeletrônicos a fim de aumentar seu ciclo de vida, por meio da capacitação de presos em regime semiaberto”, apresenta o resumo.

Outro trabalho, intitulado “O processo de sucessão de uma empresa familiar: estudo de caso na região Norte do Brasil” foi desenvolvido pelo acadêmico José Roberto Sileno de Souza Filho sob a orientação da professora Fabiula Meneguete Vides da Silva. A pesquisa visou à compreensão do processo sucessório de empresa familiar a partir da percepção de que há um número reduzido de empresas com esse perfil que transferem o comando para a segunda geração. A coleta dos dados foi feita por intermédio de uma entrevista semiestruturada com uma gestora/herdeira e uma assessora do grupo estudado.

O perfil de liderança dos acadêmicos do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior de Manaus-AM” é o título do trabalho realizado pelo discente Igor Matheus Silva de Souza e também orientado pela professora Fabiula Meneguete Vides da Silva. Este, no entanto, foi aprovado no Semead, promovido pela USP, cujo alcance é internacional.

A tese adotada é a de que a liderança organizacional, importante fator ligado ao capital humano, se reflete no sucesso das organizações. A investigação tratou de identificar um dos três perfis entre acadêmicos do curso de Administração: a liderança transacional, a liderança transformacional ou a ausência de liderança. No estudo, “os líderes cuidaram para não serem qualificados como injustos nas suas decisões, preocupando-se com as necessidades pessoais dos liderados e buscando transparecer uma imagem boa aos seus colegas de equipe”.

Publicado como um capítulo do livro “A Gestão Estratégica da Administração 3”, o artigo de autoria da acadêmica Giovanna Belfort Moreira também foi orientado pela professora Fabiula da Silva. Sob o título “Os efeitos do coming out na qualidade de vida no trabalho”, o artigo relata os reflexos do coming out no ambiente organizacional, tudo segundo a perspectiva dos indivíduos LGBTs enquanto profissionais, de forma que esclareça a importância desse processo para a qualidade de vida no trabalho do funcionário na empresa. Conforme a investigação, fatores como a homofobia e o heterossexismo foram levantados são relevantes para entender os motivos pelos quais nem todos os LGBTs assumem a sexualidade na organização.

Sobre os eventos

O evento teve início em 2007, com a ideia principal de oferecer cursos, palestras e atividades de pesquisa e extensão com a participação de alunos de graduação e professores do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda. Agora em 2018, surgiu o espaço de divulgação científica, sendo selecionados 20 trabalhos apresentados nas modalidades de pôster e apresentação oral. Ainda em 2009, abriu-se espaço para autores externos com avaliação de trabalhos por docentes do próprio departamento, ação que foi mantida em 2010.

O ano de 2011 marcou a expansão do Casi como um evento nacional e, neste ano de 2018, o sistema de organização da conferência foi realizado através da plataforma Open Conference Systems (OCS), desenvolvida pelo Public knowledge Project (PKP). Nos anos de 2012 e 2015, o evento ampliou sua base de avaliadores, submissões e periódicos científicos que fizeram parte da seleção e publicação dos melhores trabalhos.

Em 2015, o número de submissões em relação à edição anterior aumentou em 42%, e o quantitativo de trabalho aprovados cresceu 12%, mesmo com uma seleção ainda mais minuciosa. Na edição 2016, o CASI passou a adotar a plataforma da ‘start up’ Even3 e teve 245 avaliadores, entre mestres e doutores na área, foram recebidos 505 artigos científicos.

Em média, cada avaliador pode analisar quatro trabalhos, o sistema de avaliação do Casi foi pela modalidade blind review, ou seja, cada trabalho foi avaliado por dois pareceristas.  Dos artigos submetidos, 216 foram aprovados para apresentação e publicação nos anais do Congresso. Se comparada às outras edições, a seletividade do evento aumentou.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Capa-Livro.JPG)Capa Livro[ ]74 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable