Academia de Ciências Farmacêuticas promove Oficina de Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual na Ufam

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, o Conselho Regional de Farmácia do estado do Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas promoveram nesta sexta-feira, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no setor Sul do Campus, a abertura da oficina “Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual”. A Academia também outorgou a ‘Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos’ para algumas personalidades presentes.

A mesa de abertura foi formada pelo Pró-reitor de Inovação Tecnológica da Ufam, Waltair Vieira Machado (representou o reitor da Ufam), pelo presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, João Paulo Silva Vieira, pelo presidente emérito e vice-presidente executivo da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Lauro Domingos Moretto, pela diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam, Debora Teixeira Ohana e o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas, Jardel Araújo da silva.

O objetivo do evento é aproximar profissionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro, e disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.

O projeto tem por objetivo expor aspectos da legislação que disciplina a inovação, descortinando oportunidades para promoção da inovação no segmento farmacêutico, no Brasil e no mundo. Consta de cada edição uma conferência sobre aspectos gerais do processo evolutivo das Ciências Farmacêuticas, o perfil dos profissionais inovadores, as áreas onde existem oportunidades para inovação e os principais tópicos relacionados com a propriedade intelectual, aplicados às Ciências Farmacêuticas. O projeto, que teve início em 2016, está sendo desenvolvido ao longo de três anos, com eventos nas sedes dos 27 Conselhos Regionais de Farmácia em todo o país. Este evento em Manaus é o vigésimo oitavo e o último nesta primeira etapa em nossa jornada, em que percorremos todo o país.

Várias personalidades acadêmicas e profissionais da área foram homenageadas no evento com a Láurea João Florentino Meira Vasconcellos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, entre elas os professores da Ufam Daniel Armond, Socorro Chaves e Debora Teixeira Ohana. A homenagem foi instituída para prestigiar profissionais que tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo na área das Ciências Farmacêuticas e afins.

A diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Debora Teixeira Ohana, foi uma das homenageadas no evento ao receber das mãos do Diretora da FCF, Debora Teixeira, recebendo 'Láurea João Florentino'.Diretora da FCF, Debora Teixeira, recebendo 'Láurea João Florentino'.presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, João Paulo Vieira, a ‘Láurea João Florentino Meira Vasconcellos’. “É um evento relacionado à informação farmacêutica que vem expor o que está sendo feito na área. É importante para estimular novas propostas junto a alunos, professores e profissionais. É uma grande honra ser homenageada com um prêmio nacional. Um prêmio de grande importância que quero dedicar aos servidores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam, que juntamente comigo, trabalham para melhorar nossa Instituição”, destacou a diretora.    

O estudante do 7ª período do curso de Farmácia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Victor Vicente de Ramos, ressaltou a importância do evento pela exposição de conteúdo sobre Inovação na área de Farmácia. “O conteúdo exposto é de grande relevância para minha área. A Inovação tem grande importância na conjuntura atual, principalmente, nas pesquisas farmacêuticas. Com certeza a participação em eventos que tratem deste tema são sempre importantes para a formação acadêmica”, disse o estudante da UEA.

    

Programação para tarde desta sexta-feira

14h00-15h15 – Uso estratégico de patentes e informações patentárias

15h15 -15h30 – Intervalo

15h30-17h00 – Fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos

17h00 -17h30 – Encerramento.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable