HUGV/Ebserh faz campanha alusiva ao 'Outubro Rosa'

A ação ocorre durante todo o mês de outubro no Hospital e no Ambulatório Araújo Lima

Por Alberto Vieira, sob coordenação de Alberto Jean Fermin/Comunicação HUGV

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, realiza durante todo mês de outubro uma campanha para a conscientização contra o câncer de mama e colo de útero, em alusão ao “Outubro Rosa” no hospital e também no Ambulatório Araújo Lima (AAL).

A proposta da campanha, desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS), é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Com o objetivo de engajar usuários e servidores do HUGV e do AAL, a Unidade de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, preparou uma programação para informar sobre a prevenção de ambas as doenças.

A responsável pela Unidade, psicóloga Michele Saray Bonfim, destacou algumas das atividades. “Durante todo o mês nós trabalhamos com a distribuição de material informativo sobre o autoexame, a importância da prevenção, dos exames com o ginecologista e do preventivo anual. Também tivemos uma apresentação, exibida em uma TV, que orientava as mulheres sobre o autoexame das mamas, a importância de buscar a prevenção do câncer de colón e as formas de preveni-lo como o uso de preservativo e todas a informações referentes a isso”. Além disso, foram distribuídos preservativos, tanto femininos quanto masculinos.

Segundo a avaliação de Michele, a campanha foi bem recebida pelo público, já que muitos pacientes e acompanhantes procuraram por mais informações sobre o processo de marcação de consultas ao ginecologista e a realização de exames.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é aperfeiçoar, em parceria com as universidades, os serviços de atendimento à população – por meio do SUS – e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, esta criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais brasileiros e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades, incluindo aquelas não filiadas à Ebserh.