Professores da Ufam recebem Medalha de Mérito Legislativo Educacional na Aleam

Sessão especial na Aleam aos professores pelo Mérito Legislativo Educacional Sessão especial na Aleam aos professores pelo Mérito Legislativo Educacional Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom 

Em Sessão Especial realizada na tarde desta terça-feira, 23, no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) receberam medalhas da Comenda do Mérito Legislativo Educacional ‘Professora Ignês de Vasconcellos Dias’, concedida aos profissionais da área de educação.

Representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o assessor especial da Pró-Reitoria de Extensão, professor Paulo Ariston esteve presente acompanhando a solenidade de entrega das medalhas. Ao todo 35 profissionais de instituições públicas e privadasforam laureados pelos serviços prestados para a sociedade amazonense.

Dentre os profissionais agraciados, três professores da Ufam: da Faculdade de Medicina, professor Isaac Tayah; da Faculdade de Direito, professor Lourenço Pereira de Souza Braga e do Instituto de Computação (Icomp), professora Tanara Lauschener, cujos nomes foram indicados pelos parlamentares Berlamino Lins, Dermilson Chagas e Alessandra Campelo, respectivamente.  

Na ocasião o presidente da Aleam, deputado David Almeida, destacou a importância da educação como ferramenta para transformar vidas. A Sessão contou com a participação dos homenageados e familiares, autoridades do Poder Legislativo, Executivo, Judiciário e do município.

Durante a solenidade de abertura o presidente da Comissão de Educação da Aleam, Deputado Sidney Leite, disse que a solenidade tem por finalidade homenagear homens e mulheres, da capital e do interior, que dedicaram suas vidas na arte de educar, bem como, os desafios que os educadores enfrentam dia a dia no magistério.

Professores agraciados da Ufam

Isaac Tayah– graduado em Medicina pela Ufam, com especializações em Cirurgia Digestiva na Santa Casa de Professor Isaac Tayah (à esquerda) indicado pelo Deputado Berlamino Lins (à direita) Professor Isaac Tayah (à esquerda) indicado pelo Deputado Berlamino Lins (à direita) Misericórdia de Ribeirão Preto/SP, em Cirurgia Oncológica, em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Mestre em Cirurgia Abdominal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ufam. Atuou no Pronto Socorro Municipal 28 de agosto, sendo diretor em 1990, 1991, 1992 e 1995. Foi diretor de cirurgia do Hospital Adriano Jorge onde esteve à frente da campanha que transformou o hospital em fundação e como referência hospitalar na Região Norte.

Médico da Fundação Cecon na função de cirurgião oncológico professor de cirurgia da Ufam, preceptor de cirurgia geral e do aparelho digestivo do curso de Medicina da Ufam, preceptor de cirurgia oncológico da fundação Cecon, do aparelho digestivo. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Geral, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laporoscóspia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva e Endiscópia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Colo-proctologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Colo-reto e da Sociedade Brasileira Câncer Gástrico.

Lourenço Pereira de Souza Braga– Graduado em Direito pela Ufam, com especializações em Desenvolvimento (PUC/RJ) e em Direito Público (Ufam). Ocupou o cargo de Secretário de Administração por  quatro vezes, foi secretário da Justiça, Procurador-Geral do Município de Manaus, presidente da Comissão Geral de Licitação, Secretário da Seduc/Am, Diretor da Faculdade de Direito da Ufam, É Procurador do Estado desde 1976, foi chefe da Procuradoria Administrativa por 12 anos, chefe da Casa Civil de Manaus e reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É professor de Direito desde 1983 na Ufam.

Tanara Lauschener– Cursou Eletrônica na Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM). Graduou-se em Engenharia Elétrica pela Ufam, em 1998. Mestra em Ciência da Computação (UFMG), Doutora em Informática (PUC/RJ).

Natural de São José do Cedro, Santa Catarina. Faz parte do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e coordenadora do Programa Cunhantã Digital da Ufam, que tem por objetivo ampliar a participação feminina na área de exatas com foco em tecnologia e computação, desmistificando a visão tradicional de que às áreas tecnológicas são masculinas.

É diretora do Instituto de Computaçao da Ufam e conselheira do Comitê Gestor da Internet no Brasil, desde 2017.

História da Medalha

A medalha foi criada pela Resolução Legislativa nº 459/2009, projeto da professora e ex-deputada Therezinha Ruiz, deputada eleita para os próximos quatro anos. A medalha foi alterada pela Resolução Legislativa nº 563/2013, pelo deputado Sidney Leite (PSD). Os homenageados são profissionais da área de Educação que se distinguiram por seus méritos na educação amazonense.

A Medalha do Mérito Legislativo Educacional da Assembleia leva o nome da professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida em 1921, no município Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Ainda hoje é uma das maiores referências como educadora no Amazonas, tendo dedicado sua vida ao magistério, desde quando formou-se professora normalista no Instituto de Educação do Amazonas, até ao cargo de secretária de Estado da Educação. Graduada em direito, a professora Ignês atuou em várias escolas públicas do Amazonas, representou o Amazonas no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), onde idealizou e instalou o Centro de Treinamento Padre José De Anchieta para capacitar educadores das áreas rurais do Amazonas. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable