Sexta.Com.Ciência, do Nepecab, promoveu palestra sobre 'Comunicação Inclusiva'

Palestrante Tássia NascimentoPalestrante Tássia NascimentoPor Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

O Núcleo de Estudos e Pesquisa das Cidades na Amazônia (Nepecab) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (DG/Ufam) realizou na última sexta-feira, 19, o Sexta.Com.Ciência com a palestra `Comunicação Inclusiva´ proferida pela pesquisadora Tássia Nascimento. O evento ocorreu na sala do Nepecab, do Instituo de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFHS), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

A palestrante que é mestranda do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) e pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Assistida (Apoema) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), disse que a comunicação inclusiva funciona como alternativa para promover autonomia, ou seja, criar independência para a pessoa com deficiência. O objetivo da palestra, segundo a pesquisadora foi divulgar os materiais que estão sendo  elaborados pelo Ifam, e relata que o Instituto trabalha há alguns anos com material de tecnologia assistiva, como  livros didáticos e paradidáticos adaptáveis as pessoas com deficiência.

Ela comenta que os livros vêm acompanhados com áudio descrição, narração, legenda e a Língua Brasileira deA professora Paula Santana e a palestrante, Tássia Nascimento (centro) e alunos do Nepecab    A professora Paula Santana e a palestrante, Tássia Nascimento (centro) e alunos do Nepecab  Sinais (Libras). Nesse sentido, a intenção é promover a questão da independência da pessoa com deficiência, tanto interna quanto externa ao Instituto. “Qualquer pessoa que queira adquirir o material de livros didáticos ou paradidáticos,  revista, release, para o público cego e surdo, pode nos procurar. Estamos de portas abertas para ajudar”, disse a palestrante.

De acordo com a pesquisadora, o Amazonas tem avançado nas pesquisas quando ao tema comunicação inclusiva. Para Nascimento, desde quando nos começamos trabalhar com a educação inclusiva, temos colhido bons resultados, e, em se tratando de comunicação, disse a pesquisadora, perpassa pelo ambiente da comunicação inclusiva. “É importante comentar que, o Amazonas está crescendo de forma extraordinária, está tendo um boom, porque lá fora, nós somos convidados para falar sobre essa temática. O professor do Ifam, Dalmir Pacheco, idealizador do projeto de divulgação, é convidado para proferir sobre a temática. O Amazonas tem sido bem representado”, comenta Nascimento.

A pesquisadora conclui que há parceria com o Projeto Letras Libras da Ufam na elaboração conjunta de material didático. Ela completa que esse material vem sendo traduzido na língua inglesa com propósito de divulgar em outros países.

O projeto Sexta.Com.Ciência, coordenado pela professora  Paula Santana, do Departamento de Geografia, disse que o Núcleo foi idealizado pelo professor Jose Aldemir de Oliveira, do mesmo departamento. Ela acredita que a atividade desenvolvida pelo Nepecab tem contribuído para a pesquisa, permitindo com que o conhecimento seja ampliado entre os estudantes e professores, assim como, para outras instituições acadêmicas e não acadêmicas.