Ufam recebe assessoria técnica do INES

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Entre os dias 9 e 11 de outubro ocorreu na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Fes/Ufam), Setor Norte do Campus Universitário, a capacitação do assessoramento técnico do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) para profissionais da educação básica das Secretarias de Educação de Manaus.

De acordo com a professora da Faculdade de Letras da Ufam, Joana Stoller, a Universidade pôde receber essa capacitação após participar de um processo seletivo, disputando com outras instituições do Brasil a oportunidade de contar com a assessoria técnica do INES para a promoção de qualificação dos educadores do estado.

Profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino  (Seduc/AM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed),  do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e do Instituto Filippo Smaldone (IFS) receberam a capacitação nas áreas de 'Produção de Materiais Pedagógicos para Surdos' e 'Formação em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa para Surdos'.

De acordo com a coordenação, houve 100% de participação. O curso teve grande repercussão por parte da equipe técnica enviada pelo INES, sendo a primeira iniciativa da Flet junto aos profissionais da Educação Básica do Amazonas, abrangendo os níveis do Ensino Fundamental 1 e 2, tendo a participação também de profissionais tradutores/intérpretes atuantes em sala inclusivas nas escolas de Educação Básica de Manaus.