Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza a comunidade itacoatiarense no Icet/ Ufam

Por Ascom/ Icet

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet) da Ufam e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), ambos em Itacoatiara, realizam até sexta-feira, 19, a XII Semana de Ciência e Tecnologia. O evento iniciou na manhã da segunda-feira, 15, com solenidade de abertura no auditório do Icet.

A programação do evento abrange atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema, cuja intenção é disseminar e democratizar a informação sobre a produção de ciência, tecnologia e inovação, executando atividades diversificadas que abordem as várias áreas do conhecimento (Programação completa).

Com o tema Ciência para a Redução das Desigualdades o foco do evento é a promoção de atividades de divulgação e popularização da ciência e da tecnologia para o público em geral, em especial para estudantes e professores das escolas de educação básica com desenvolvimento de atividades como aulas práticas nos laboratórios da universidade, oficinas, palestras e minicursos.

Um pouco de história

A Semana de Ciência e Tecnologia de Itacoatiara, promovida pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Ufam, teve sua primeira edição no ano de 2007, e a partir de 2008 até 2015 contou com a parceria de outras instituições, tais como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam) e nas ultimas edições com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

A cada ano tem atingido um quantitativo maior de comunitários do município de Itacoatiara, bem como das comunidades adjacentes, propiciando crescente divulgação e popularização da ciência e da tecnologia.

O principal objetivo do evento é fazer com que a ciência e a tecnologia, temas que parecem tão distantes, estejam mais próximos do público geral.

(Acesse outras fotos)