Ufam promove V Semana de C&T e Congresso de Iniciação Científica em Parintins

A contribuição da Ciência para a redução das desigualdades no Baixo Amazonas é o tema central deste ano

Por Aldair Rodrigues, acadêmico de Jornalismo do Icsez

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) da Ufam em Parintins, Campus Baixo Amazonas, deu início na última terça-feira, 16, a sua quinta edição da Semana de Ciência e Tecnologia, e o Congresso de Iniciação Científica (Conic). A abertura aconteceu no auditório do instituto e tem como tema “No Baixo Amazonas a Ciência Contribui para a Redução das Desigualdades”. O evento contou com a participação de 24 bolsistas do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa).

A coordenadora da Semana de C&T do campus, professora Soraya Farias, afirma que a importância principal da semana é popularizar a ciência e abrir as portas das instituições de pesquisas com a intenção de divulgar os trabalhos desenvolvidos. O objetivo é estimular os jovens no âmbito científico e despertar o interesse para o ingresso à universidade.

A professora acrescenta que falar de ciência é como se fosse um tabu para a sociedade. “As pessoas pensam que falar de ciência é voltado apenas para os pesquisadores, para as universidades e as instituições de pesquisas. Na verdade, não é. A resistência da semana é levar algo mais prático para a sociedade”.

Outro ponto destacado pela coordenadora, na abertura da programação da semana, é a discussão da desigualdade nos dias atuais. “Abordar a desigualdade com relação ao debate de gênero, étnico e racial na semana é bastante contraditório para a atual conjuntura em que vivemos hoje”, ressalta a professora Soraya Farias.

Além da cerimônia de abertura, o evento seguiu com palestras, mesas-redondas, oficina, minicurso e o lançamento do livro “A cidade nas Várzeas da Amazônia”, de Jessuéte Pachêco, José Carlos Brandão e Carlos Aldenyr Brandão.

Para o representante discente do Icsez, Arcenildo Souza, qualquer evento que contribua para a formação acadêmica do Baixo Amazonas, dentro do âmbito da universidade, é fundamental para agregar mais conhecimentos, principalmente hoje, quando se corre o risco de fechar grandes Ministérios, inclusive o de Ciência e Tecnologia no país. “É também um momento de reflexão para que possamos analisar o futuro da ciência e da tecnologia no Brasil e, claro, na Amazônia”, afirma Arcenildo.

A acadêmica do curso de Zootecnia, Stephanie da Costa Lopes, 24, diz que esses temas que tratam da desigualdade de gêneros são pouco abordados na sociedade. “Há um certo preconceito, por falta de informação. Falar disso em um evento tão importante como a Semana de Ciência e Tecnologia, por meio de palestras, ajuda a esclarecer as dúvidas das pessoas e quebra barreiras relacionadas a assuntos que necessitam ser discutidos na sociedade”, ressalta a jovem.

A programação no Icsez se estende até 19 de outubro, com a apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica, no hall do instituto. O Conic é um congresso realizado anualmente com o intuito de apresentar os resultados das pesquisas durante o período de um ano (2017-2018) pelos alunos de graduação de todos os cursos do instituto.