Ciclo de Palestras de Gênero, Sexualidade e Relações de Poder reúne alunas e professoras na Ufam

II Ciclos de palestras de gênero, sexualidade e relações de poder II Ciclos de palestras de gênero, sexualidade e relações de poder Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Na segunda edição, o "Ciclos de Palestras de Gênero, Sexualidade e Relações de Poder" apresenta o tema ‘Aspectos Psicológico e Jurídico sobre Assédio nas Universidades’. O evento teve inicio na tarde dessa quinta-feira, 11, no auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

Dentre as convidadas para discussão sobre a temática, a representante do Instituto Mana, a advogada Naiana Góes,  pontua o assédio no contexto universitário. Por conta disso, a advogada trata as relações de poder, e de como ocorre a influência nos casos de assédio na Universidade. Além dessas questões abordadas, Góes aponta também casos que extrapolam as relações de poder, e, exemplifica as relações de pares, ou seja, assédio entre colegas, que apresenta o aspecto de divisão e de superioridade.

Os fatos relatados pela advogada estão respaldados no levantamento realizado pelo “Coletivo todas por todasAs palestrantes Naiana Góes, à direita, e Alessandra Pereira, à esquerda.  As palestrantes Naiana Góes, à direita, e Alessandra Pereira, à esquerda.  AM”, em que estão sendo registrados os casos de assédio entre os pares e os de professores. Diante de um cenário político em que a eleição de 2018, elegeu para o congresso nacional uma bancada de políticos que, em sua maioria, é de extrema direita, Góes analisa que não vê com tanto otimismo o avanço da política brasileira, mas acredita que haverá um grande retrocesso para as discussões de gênero, sexualidade, dentre  outros.

Quanto ao aspecto psicológico; a psicóloga Alessandra Pereira explica que o assédio é um fenômeno de violência que acontece em vários níveis, caracterizando-os em três aspectos: o moral, o sexual e o psicológico. Ela destaca os relacionamentos abusivos que ocorrem no contexto universitário. Para ela, o espaço universitário está suscetível para esse tipo ocorrência, que denomina de assédio moral ou sexual que se caracteriza nas relações entre professor e aluno, professor e professor e, entre alunos.

Para a docente, essas três dimensões estão o tempo todo se configurando nos espaços em que podem gerar conflitos. Compreender esses momentos de violência, disse à psicóloga é caracteriza os aspectos psicológicos. Dentre eles, estão: a identificação quando alguém esta passando por essa circunstancia, perceber e se colocar como apoio a vitima. Para ela, quando ocorre esse fato, existe uma relação de domínio em que o assediador procura um perfil mais fragilizado na  abordagem.

A psicóloga entende que o espaço da Universidade não é diferente da maioria dos espaços institucionais, mas que acredita que pode identificar o assédio, a partir das relações de poder. Ela exemplifica a condição do professor nesse processo que tem a capacidade de negociar o lugar que ocupa numa relação com o aluno, possibilitando à ideia de domínio. Nesse sentido, a psicóloga considera que o sistema de educação acaba colocando o professor numa condição de detentor do poder. “Isso nós precisamos repensar”, disse Pereira.

Em outro aspecto, a palestrante relata que a Universidade ausenta-se em mecanismos para o auxilio daquele   profissional que defende uma postura ou uma ideia misógina. Diante desse processo, ela considera que, o assediador, em alguns casos, apresenta uma visão conservadora. “Hoje, os mecanismos de educação precisam ser repensados, desde os processos de avaliação até as formas que as aulas se dão, assim como, a figura do professor. Quem de fato é essa pessoa?”, completa à psicóloga.

Uma das coordenadoras do evento, a discente do Curso de Ciências Sociais, Monike Ventilare, disse que a primeira palestra do II Ciclo aborda os aspectos jurídico e psicológico do assédio na Universidade, segundo ela, o evento possibilita compreender os dois aspectos. Ela disse que estes se  contrapõem, em razão, da interpretação através da legislação e o psicológico que está numa dimensão da agressão.