ICSEZ divulga programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM) promove diversas atividades, de 16 a 19 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.  A unidade da UFAM no município de Parintins abordará como tema central do evento “No Baixo Amazonas a Ciência contribui para redução das desigualdades”. Durante a semana também serão realizadas as apresentações do Congresso de Iniciação Científica (Conic).

De acordo com a coordenadora da SNCT do ICSEZ, professora Soraya Freitas, o evento visa realizar mostras científicas sobre a temática da Matemática e sua multidisciplinaridade, através dos trabalhos realizados na Região do Baixo Amazonas; debater a problemática da Educação em Matemática para os diversos grupos étnicos que compõem o Baixo Amazonas, através de mesas-redondas, palestras, minicursos e práticas de campo; além de elaborar um livro com os resultados das atividades propostas.

Como destaque da programação, a coordenadora indica a palestra de abertura “As várzeas na Amazônia e relações com os modos de vida e sistema produtivo”, a ser realizada no dia 16, às 8h30, no auditório do Instituto, cuja   ministra será a professora Jesuéte Pachêco Brandão, do Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciência Humanas e Sociais (IFCHS/UFAM).

Em seguida, será realizada a mesa-redonda dentro da mesma temática e posteriormente o lançamento do livro “A Cidade nas Várzeas da Amazônia”, de autoria de Jessuéte Pachêco, José Carlos Brandão e Carlos Adenyr Brandão.

Durante a Semana estão previstas outras palestras com temas como: “As desigualdades de gênero, étnico-raciais e de classe no Brasil: desafios do tempo presente”, a ocorrer na quarta-feira, 17; “Relações entre técnica e ambiente: problemas da sustentabilidade” será promovida na quinta-feira, 18; e encerrando, na sexta-feira, 19, “Cooperação técnico-científica entre unidades da UFAM, UEA: o exemplo do projeto Herbáceas aquática da várzea amazônica”.

Confira a programação completa

Anexos: