Professora Simone Baçal defende Memorial Acadêmico

 

Prêmios, publicações e realizações enquanto diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) foram destacados pela docente durante a defesa da trajetória acadêmica.

 

Professora Simone Baçal, ao centro, com as integrantes da banca de avaliaçãoProfessora Simone Baçal, ao centro, com as integrantes da banca de avaliaçãoPor Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

 

A professora Simone Eneida Baçal, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) defendeu, na manhã desta segunda-feira, 8, no auditório Rio Solimões, seu Memorial Acadêmico para fins de promoção na carreira do Magistério Superior para a Classe de Professor Titular. 

A defesa pública foi marcada, inicialmente, pela emoção. Diante de amigos, familiares e colegas de departamento, ela dedicou o Memorial ao pai, à mãe e aos familiares. Compartilhou que seu ensino primário foi realizado nas Escolas Estaduais Barão do Rio Branco, Euclides da Cunha e Rui Araújo e que o Ensino Médio  foi realizado na Escola Técnica, atualmente Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Formada em Serviço Social na Ufam em 1986, a professora Simone Baçal concluiu o mestrado em 1997, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o doutorado, como bolsista da Capes, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP). 

 

Atividades didático-pedagógicas

Em relação às atividades didático-pedagógicas, a pesquisadora ressaltou as disciplinas ministradas por ela, como Pesquisa III e Trabalho de Conclusão de Curso II; destacou as orientações que conduziu na Graduação nas áreas de Prática Profissional dos Assistentes Sociais, Saúde e Criança e Adolescente, entre outras, tendo participado, de 2008 a 2017, de 23 bancas de defesa de TCC; orientado 28 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado, em dois programas de pós-graduação. Além disso, coordenou três cursos de Especialização.

 

Trabalhos publicados e premiações

 

Amigos e familiares da professora Simone Baçal prestigiaram a defesa do MemorialAmigos e familiares da professora Simone Baçal prestigiaram a defesa do MemorialA pesquisadora ressaltou também trabalhos publicados, palestras e conferências proferidas, gratuitamente, em Instituições Sociais e de Ensino Superior, no Conselho Regional de Serviço Social e em eventos da categoria profissional, além de homenagens recebidas, como a Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e do Conselho Regional de Serviço Social da 15ª Região/ AM. 

Além disso, ela destacou diversas realizações como diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), como a criação do site da Unidade Acadêmica e a Reestruturação Pedagógica e Administrativa do antigo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHL), que foi transformado no atual Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

 

Banca de avaliação 

A banca de avaliação foi presidida pela professora Yoshiko Sassaki e teve como membros as professoras Denise Bomtempo e Ana Cristina Vieira, da Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE) e Maria Virgínia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Durante a avaliação, a professora Denise Bomtempo, destacou a honra de estar mais uma vez na Ufam participando de um momento tão importante na vida de um docente. “É uma honra estar, mais uma vez, aqui na Ufam fazendo parte de um momento tão importante da vida de um docente. Estive, em outra oportunidade, na defesa de Memorial da ex-reitora, professora Márcia Perales. O interessante é ver como fazemos tudo de formas tão iguais e, ao mesmo tempo, tão diferentes. É algo que nos eleva. Só posso avaliar que você, Simone, é resistente, determinada e resiliente, engajada desde cedo por meio da educação e da cultura, que galgou outro status social, sem se desvincular de suas origens e com visão de futuro dos seus pais. Você possui uma trajetória fecunda e justa, uma existência brilhante”, resumiu a avaliadora.

 

A avaliadora Ana Vieira, da Universidade Federal de Pernambuco, destacou a trajetória de dedicação da professora Simone Baçal. “Vi nesse Memorial a dedicação de uma mulher ao trabalho em uma sociedade misógina, machista e no Serviço Social, que é uma área que todos temos lutado bastante para fortalecer. A professora Eneida expressa em sua história envolvimento, engajamento, tanto na graduação quanto da pós-graduação. Tem um histórico de desafios superados, além de muita riqueza na gestão universitária. Destaco a sua disposição em criar o Programa de Pós-graduação em Serviço Social e o seu trabalho em dois programas de pós-graduação, ambos focalizando a realidade regional, o que é algo muito difícil de conduzir; além de caminhar por diferentes áreas de estudos”, declarou a avaliadora. 

Trajetórias afinadas

Professora Simone Baçal com amigos, familiares e colegas de DepartamentoProfessora Simone Baçal com amigos, familiares e colegas de DepartamentoA professora Maria Virgínia, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destacou que as trajetórias dela e da professora Simone Baçal guardam intensas coincidências. “Esta é a segunda banca de professor titular da qual eu participo. Minha colaboração é no sentido de comemoração dessa passagem. Ao ler seu Memorial, eu resumi seu trabalho em conhecimento e ação, sempre associados. A alegria de experimentar o conhecimento, que dá sentido à nossa vida. Conhecimento e ação. Com você compartilho a experiência de ser assistente social; de representamos a maioria das famílias do Norte e Nordeste, com prole numerosa, com perda de pessoas queridas,  experiências que só nos fortaleceram. Outra coincidência em nossas trajetórias é que também tenho uma Tia Elza, que tanto me incentivou e também um pai e um avô que me introduziram no mundo da Literatura. Aprendi com meu pai e com meu avô a amar os livros. Também compartilho com você a experiência de ter toda minha formação em escola pública”, comentou a avaliadora. 

Dilema

Ao ter o Memorial aprovado, a professora Simone Baçal destacou o dilema que permeia sua vida daqui por diante. “Aqui não é o final. Eu fico em um dilema. Ao mesmo tempo em que penso em me aposentar, penso em continuar contribuindo com a formação profissional e acadêmica de assistentes sociais e também viver outras áreas da minha vida. Sou batalhadora, determinada, vou continuar sempre colaborando com o Serviço Social e com a formação de qualidade onde quer que eu esteja”, declarou a professora.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable