Pela primeira vez, reitor dá posse via videoconferência à nova diretoria do IEAA/Humaitá

 
Por Sebastião Alves
Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, empossou, na tarde da última sexta-feira, 5, pela primeira vez por vídeoconferência, a nova diretoria do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA/Humaitá) - quatriênio 2018/2022, composta pela diretora, professora Ana Cláudia Fernandes Nogueira, pelo coordenador acadêmico, professor Marcelo Dayron Rodrigues Soares, e pelo coordenador administrativo, o técnico-administrativo em Educação Robert Anderson Cardoso da Costa.

Após o reitor, professor Sylvio Puga, declarar instalada a solenidade, cada membro eleito prestou compromisso e fidelidade aos cargos para os quais foram nomeados.  Em seguida, foram lidos os termos de posse levando assinatura do reitor e dos recém-empossados, conforme a portaria nº 2151/2018.

O professor Sylvio Puga justificou a realização da posse em vídeo conferência. Isso ocorreu devido à visita do Ministro da Educação, Rossieli da Silva, para cumprimento de agenda com o representante da Ufam, ficando este impossibilitado de presider a solenidade de posse em Humaitá. Por conta da agenda, o reitor anunciou o repasse de R$ 1,6 milhão para a reforma da Faculdade de Educação (Faced), assim como uma ampla discussão do processo de interiorização da Universidade, como, por exemplo, a transformação de Unidades Acadêmicas em Universidades.

O professor Sylvio Puga disse que a Universidade escreveu uma nova página de sua História, em razão da realização da primeira posse por meio de teleconferência ocorrida entre o gabinete da reitoria e uma Unidade Acadêmica do interior do Estado. Nesse sentido, o reitor acredita em avançar no uso de tecnologia de informação nas relações entre a Administração Superior e as Unidades do interior, em 2019. Para o professor, o trabalho em parceria ocorre, sem exceção, com todos os campi fora da sede.

“E com o IEAA não foi diferente. Nós procuramos trabalhar juntos, com a administração local, todos tinham meu contato direto, e todas as vezes que  somos demandados por telefone, whatsapp ou e-mail, sempre procuramos atendê-los, ouvindo a comunidade e buscando soluções para os problemas”, comentaou o professor Sylvio Puga.

O reitor agradeceu ainda à gestão anterior, e disse para a nova diretoria do IEAA que o trabalho terá prosseguimento. “Nós vamos continuar trabalhando da mesma forma e em regime de parceria, de respeito e de lealdade, procurando sempre fazer o melhor pela nossa Universidade”, afirmou o reitor que, em seguida, dirigiu a palavra aos novos gestores, garantindo-lhes um trabalho de parceria durante os quatro anos vindouros. O professor parabenizou a nova equipe pela forma madura de se comportar na condução do processo eleitoral.

“A universidade Federal do Amazonas é esse processo cívico. Cada um de nós deve dar a sua contribuição. Então, assim que temos que fazer; dar a nossa prova de amor pela Instituição, fazer o máximo para que ela possa crescer e ser respeitada pela sociedade”, concluiu o reitor.

Gestão compartilhada e inclusiva

Já como diretora do IEAA, a professora Ana Cláudia Fernandes Nogueira fez seus agradecimentos e destacou que na sua gestão haverá respeito e apoio ao bem-estar dos servidores e alunos. No momento, ela agradeceu às pessoas que deram apoio no processo eleitoral, e se compromete numa gestão de compartilhamento e inclusão e solicita a todos, sempre o apoio necessário. 

“Eu como filha dessa Universidade, fiz minha graduação, mestrado, e, como moradora da Zona Leste, vivi ao lado dessa Universidade durante toda minha vida, sinto-me muito honrada ser diretora de uma Unidade da Ufam”, completa a diretora.

O coordenador acadêmico, professor Marcelo Soares, aceitou o desafio de assumir o cargo em razão de acreditar nos alunos e na Instituição. Sente-se orgulhoso ao falar que é do interior do amazonas, do Campus de Humaitá. Ele acredita que a educação é o melhor caminho para transformação na vida das pessoas.

Já em seu discurso, o coordenador administrativo, TAE Robert Anderson da Costa, disse que estará empenhado em fazer o melhor pelo IEAA e pediu o apoio de toda a comunidade acadêmica. Com isso, ele acredita que deverá realizar um bom trabalho pela otimização dos serviços. Segundo ele, o planejamento bem executado resulta num bom trabalho.

Participaram da solenidade de posse os titulares da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), professor Ricardo Bessa, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), professora KleomaraCerquinho, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em exercício, o professor Jamal Chaar, da Assessoria de Relacões Internacionais e Interinstitucionais (ARII), em exercício, professor José Barbosa, da Biblioteca Central, a bibliotecária Célia Lira, dentre outros gestores.

 

Nova direção do IEAA/Humaitá

 

Professora Ana Cláudia Fernandes Nogueira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2004), especialização em antropologia da saúde pelo Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane - Fiocruz Amazônia, mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, na área de Política de Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas, e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Ciências do Ambiente, com ênfase em Sociologia Rural, Meio Ambiente e Saúde, Agroecologia, Educação do Campo, atuando nos seguintes temas: meio ambiente, assentamentos rurais, conflitos rurais,política pública e cultura . É professora adjunta da Ufam do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus do Vale do Madeira e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia(Nupeas), no IEAA.

Professor Marcelo Dayron Rodrigues Soares

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam/2012). Mestre pela Universidade Federal do Acre (UFA/2014). Doutor em Engenharia Agrícola (Água e Solo), pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2018). É professor assistente do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam). Tem experiência em qualidade de água superficial e subterrânea, gestão ambiental, manejo e conservação do solo (terra preta de índio, pastagem, campos naturais e sistemas agroflorestais).

TAE Robert Anderson Cardoso da Costa

Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (Uniter/2017), especializando-se em direito administrativo pelo instituto Prominas, Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Técnico-administrativo em Educação da Ufam. Tem experiência na área administrativa com ênfase em recursos humanos e licitação.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable