Ufam tem participação na Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação com protótipo voltado para inclusão

Protótipo MAIProtótipo MAI

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participa da Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação 2018, do Sebrae, Loopa, Fermenio e Cardumecoworking, nesta sexta e sábado (5 e 6), no Manaus Plaza Centro de Convenções. A Ufam expõe um protótipo que é voltado para a inclusão e foi chamado de MAI, sigla para Movimento Autista de Inclusão.

A Ufam tem participação na Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação 2018, com um protótipo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Instituição voltado para a inclusão. A pesquisa tem como propósito, não só desenvolver a questão da inovação tecnológica, mas também desenvolver inovação que agregue valor. É um investimento em Tecnologia Assistiva que propõe atender pessoas com transtorno de desenvolvimento (autismo). O protótipo foi apresentado para empreendedores e pode despertar o interesse na produção em maior escala para atender as pessoas autistas.

O MAI será o único produto físico no mercado, um dispositivo móvel, a disposição da criança autista 24h. Além disso, o dispositivo virá em três idiomas português, inglês e espanhol.

O administrador Lisandro Mamud, colaborador na Pró-Reitoria de Extensão da Ufam, Departamento de Políticas Afirmativas, afirmou que representou um time de pesquisadores da Universidade, coordenados pela diretora do Departamento de Ações Afirmativas, Claudia Guerra, que desenvolveram um projeto de alta relevância para sociedade. “Estamos apresentando aqui na Conferência um protótipo desenvolvido por um grupo de pesquisadores para atender uma parcela da sociedade que sofre de transtorno de desenvolvimento.

Lisandro Mamud apresentando o MAI Lisandro Mamud apresentando o MAI O grupo tem como propósito, não só desenvolver a inovação tecnológica, mas a inovação que agregue valor. Estamos investindo na Tecnologia Assistiva que é a que vai ao encontro de mudar, de fazer a diferença na vida das pessoas. Entendemos que nossa missão vai além dos muros da Instituição. Por isso estamos aqui querendo interagir e mostrar para a sociedade o trabalho de nossos pesquisadores neste projeto de alta relevância para as pessoas autistas”, concluiu Lisandro.

Conferência Amazônica

A Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação ocorre nesta sexta e no sábado, dias 5 e 6 de outubro, no Manaus Plaza Centro de Convenções, tem como público-alvo micro e pequenos empresários, empreendedores, comerciantes, investidores, estudantes das áreas de tecnologia da informação, administração, economia, comunicação entre outras pessoas interessadas em conhecer ou fazer parte do ecossistema do empreendedorismo.

Nos dois dias de Conferência serão apresentadas 30 palestras, minicursos, workshops e 2 painéis com aparticipação de empreendedores que estarão contando suas experiências e apresentando produtos de sucesso. O encontro tem o objetivo de fomentar a criação de um ambiente de inspiração, networking, troca de experiências e promoção de investimentos na área do empreendedorismo, inovação, fintechs e  blockchains. No salão principal do evento, terão expositores, parceiros e patrocinadores, e arena Sebrae, onde também ocorrerão palestras simultâneas, para este setor, a entrada é gratuita.