II Semana da Saúde do Idoso do HUGV-Ebserh debate capacitação para atuar com população idosa

Evento busca conscientizar profissionais de saúde sobre a atenção às pessoas na terceira idade por meio de exposições, palestras, mesas-redondas e painéis

Por Catarina Arruda e Ana Milena Gouveia
Supervisão: Alberto Fermin/Comunicação HUGV

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, até o dia 6 de outubro, a II Semana da Saúde do Idoso. Com o objetivo de abordar o envelhecimento populacional e o atendimento aos idosos, o evento busca conscientizar médicos e outros profissionais de saúde sobre as especificidades do tratamento, ainda pouco abordado na seara acadêmica.

Inscrições na página do evento ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Até o próximo dia 6, serão realizadas exposições, mesas-redondas, palestras e painéis que vão discorrer sobre tratamentos, doenças, cuidados e uma variedade de conteúdo sobre idosos.

Os participantes foram recepcionados pelo ­­chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUGV,  Chang Chia Po, e pela Coordenadora do evento, a médica geriatra e professora Karoline Rodrigues. Durante a abertura, foram citados os principais problemas que afetam a saúde dos idosos como doenças crônicas, desenvolvimento limitado das capacidades funcionais que impactam na qualidade de vida na terceira idade.

Participaram ainda da cerimônia inaugural o presidente da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnaTi), Euler Ribeiro; a representante da Secretaria de Estado de Saúde  (Susam), Márcia Ferreira; e a titular do Conselho Estadual do Idoso (CES), Kennya Mota.

Segundo a professora Karoline Rodrigues, o propósito é capacitar os profissionais diante da deficiência na formação. Ou seja, pouco se debate sobre a saúde do idoso e acerca das peculiaridades dessa população. “Noto a necessidade de abordar aspectos importantes desse atendimento e o HUGV sendo um hospital atrelado a Ufam pode difundir conhecimento e ser referência de atendimento integrado, especializado em geriatria e gerontologia. A ideia é que, aos poucos, todos os profissionais, mesmo um médico que vai escolher outra especialidade, saibam os pontos principais do atendimento do idoso”, explicou a médica e docente.

O presidente da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnaTi), médico Euler Ribeiro, que compareceu a cerimônia, parabenizou a Professora Karoline pelo evento. “Fico feliz de poder encontrar aqui no HUGV pessoas que tem a visão das questões maiores da sociedade e uma delas é o cuidado especial com as pessoas que envelheceram”, disse ele.

Além disso, o médico expos seu desejo de que haja um curso de geriatria no Hospital.  “Nós vamos apoiar intensamente para que a gente amplie o número de geriatras aqui no Amazonas, que são muito poucos. E a população envelheceu realmente, nós temos 8,7% da população do Estado do Amazonas idosos, acima de 60 anos de idade” explicou o geriatra.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é aperfeiçoar, em parceria com as universidades, os serviços de atendimento à população – por meio do SUS – e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, esta criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais brasileiros e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades, incluindo aquelas não filiadas à Ebserh.