Campus da Ufam em Humaitá promove evento sobre a prevenção do suicídio

Atividade teve a participação da comunidade acadêmica do InstitutoAtividade teve a participação da comunidade acadêmica do InstitutoDivulgação
IEAA-Humaitá

O Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam) amanheceu no último dia de 25 de setembro repleta de balões amarelos chamando atenção para o mês de setembro que é o de prevenção contra o suicídio e pela valorização da vida.

Na ocasião, a comunidade acadêmica do IEAA/Ufam, localizado no município de Humaitá, realizou programação diversificada para alertar sobre a importância da valorização da vida. A campanha teve a colaboração dos alunos da disciplina de Saúde e Ambiente do curso de Ciências: Biologia e Química, ministrada pelo professor Renato Abreu.

“A campanha Setembro Amarelo foi de extrema importância, pois devemos unir forças nessa causa da prevenção ao suicídio. Foram mais de mil balões espalhados pelo Campus e mais de mil lacinhos amarelos distribuídos e a repercussão foi bem bacana, porque as pessoas ficaram intrigadas em ver a universidade colorida", ressaltou o professor.

"A iniciativa cumpriu o esperado, uma vez que o IEAA se mostrou atento à questão, desenvolvendo atividades na entrega de material informativo e os laços amarelos entrando de sala em sala da graduação e pós-graduação e nos setores administrativos explicando sobre os meios e formas de vencer todas barreiras que a vida nos coloca com determinação e coragem. Além disso, todos os alunos e funcionários foram convidados a responder “o que você faz por amor à vida?” em um painel que foi confeccionado para este momento, tornando-se uma forma de socializar para esta campanha”, completou o docente.Painel exibiu mensagens de positividadePainel exibiu mensagens de positividade

Mais atividades

Além dessa mobilização nos prédios do IEAA, os bolsistas do PIBID do núcleo Biologia e Química realizaram uma campanha na Escola Estadual Oswaldo Cruz com alunos do ensino médio regular (1ª e 2ª séries). Uma vez que depois da violência e dos acidentes de carro, o suicídio é a maior causa de mortes entre jovens brasileiros de 14 a 29 anos, de acordo com o Ministério da Saúde. No mundo, é a segunda maior causa de óbitos nessa faixa etária, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Para a aluna Telviane dos Santos Barros, a campanha foi bem interessante. “Eu não sabia da história de como tudo começou e foi ótimo ter ido para a sala e falar um pouco desse tema que nos faz pensar muito a respeito dos nossos atos e não ficar somente querendo tudo para nós mesmos e querer fechar os olhos para não vê a pessoa do lado”.

Enquanto que para a aluna Rakely da Silva Andrade “foi uma ótima experiência, participar de uma campanha de sensibilização ao suicídio. Foi algo novo, nem eu mesma acreditava que conseguiria ajudar outras pessoas, com um simples gesto de carinho e de atenção. Recebi muitos sorrisos de cada pessoa que recebiam o lacinho amarelo”.