Acadêmicos de Jornalismo do Icsez lançam segunda edição do Jornal Laboratório

Edição traz reportagens sobre saneamento básico, tratamento de água e o destino do lixo hospitalar em Parintins

Por Aldair Rodrigues / Acadêmico de Jornalismo - Icsez/Ufam

A segunda edição do Tupã News, jornal laboratório semestral do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da Ufam em Parintins foi apresentada e distribuída à comunidade acadêmica na semana passada, no auditório do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez).  O jornal é resultado de uma atividade de extensão coordenada pela professora Karliane Nunes, com produção dos alunos do sétimo período.

As reportagens da edição, com foco em temas relacionados à saúde e meio ambiente, abordam a ausência de um saneamento básico adequado, a qualidade duvidosa da água fornecida à população, o destino dos resíduos hospitalares e a poluição sonora gerada pela usina termelétrica, localizada em pleno centro de Parintins.

A edição conta ainda com o ensaio visual “Antinômico Amazônico”, produzido pelo técnico do laboratório de fotografia Jousefe Oliveira, também diagramador do jornal. Trata-se de um trabalho híbrido, realizado a partir de fotografias atuais de Parintins em diálogo com pinturas clássicas, cuja intenção é mostrar a Amazônia urbana, esquecida pela administração pública e marcada pela presença de esgotos a céu aberto, lixeiras viciadas e poluição dos rios. O artigo de opinião é assinado pelo professor doutor Gerson André Ferreira.

Para a professora Karliane Nunes, coordenadora do projeto, esta é uma oportunidade que os alunos têm para exercer, na prática, todo o processo de elaboração de um jornal impresso, participando das diferentes etapas, desde a sugestão de pauta, passando pela apuração, redação, edição e diagramação. O objetivo é promover o exercício de um jornalismo independente, crítico e comprometido com a formação cidadã.

A acadêmica do sétimo período de Jornalismo Leane Oliveira, colaboradora do jornal na matéria sobre o lixo hospitalar, informa que o processo de construção do texto se deu pela observação direta nos hospitais da cidade em paralelo com a realização de pesquisas relacionadas aos resíduos. Após a busca, o próximo passo foi marcar as entrevistas. Ela pontua que as dificuldades consistiram na recusa de alguns funcionários que, por ocupar um cargo público, têm receio de sofrer qualquer tipo de retaliação.

Para o desenvolvimento das matérias foram ouvidos especialistas, órgãos fiscalizadores, representantes oficiais do município e a população envolvida nas questões. O periódico teve uma tiragem de mil exemplares, com distribuição nas universidades, escolas e órgãos públicos da cidade. A terceira edição do jornal está em pleno processo de produção e deve sair até o mês de dezembro.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable