Inep realiza exame Celpe-Bras na Ufam

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Letras (Flet), sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizou nesta segunda-feira, 1º de outubro, a aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame ocorre no auditório Rio Negro e Rio Solimões, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no setor Norte do Campus, até a próxima quinta-feira, dia 4.    

O Celpe-Bras é o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. É aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em Postos Aplicadores, instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

O Posto Aplicador da Ufam ofereceu 175 vagas para o exame deste ano (na região Norte é o Posto com a maior oferta de vagas). O certificado tem quatro níveis: intermediário (2 a 2,75), Intermediário superior (2,76 a 3,50), avançado (3,51 a 4,25) e avançado superior (4,26 a 5), com avaliação de aspectos textuais (escrita) e discursivos (compreensão e produção oral). O candidato que obtiver nota 2 a 2,75 (nível intermediário), no exame, recebe a certificação em língua Portuguesa. Dependendo da exigência profissional (para atuar como médico, obter o CRM, precisa do nível acima do intermediário superior) é necessário obter um nível acima do mínimo. Mais de 100 candidatos compareceram no local e tiveram três horas para responder o exame (a prova teve início às 9h35 e foi até 12h35).      

“Neste ano temos um representante do Inep que veio observar o exame porque temos a maior oferta de vagas da Coordenadora da aplicação do Celpe-Bras, professora Regina MarinhoCoordenadora da aplicação do Celpe-Bras, professora Regina Marinhoregião Norte. Realizamos o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeira (Celpe-Bras) desde 2002. Abrimos 175 vagas para este ano, temos gente de várias nacionalidades, que buscam a proficiência em língua Portuguesa. Durante muito tempo fomos o único posto do Celpe-Bras na região Norte, agora já há novos postos em Roraima, Pará e Amapá. Mas somos o posto que oferece o maior número de inscrições, por isso tem um representante do Inep (Júlio Maria do Carmo Neto) que participa da realização do exame”, afirmou a professora da Ufam, coordenadora da aplicação do Celpe-Bras, Maria Regina Marques Marinho.

Celpe-Bras

O Celpe-Bras fundamenta-se na ideia de proficiência enquanto uso adequado da língua para desempenhas ações no mundo. Para isso, leva em consideração não apenas aspectos textuais, mas, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

O Celpe-Bras é um exame para certificar diferentes níveis de proficiência. Isso se baseia na premissa de que participantes de todos os níveis certificados são capazes de desempenhar ações em Língua Portuguesa. O que pode variar é a qualidade do desempenho, dependendo do nível de proficiência.

Por ser de natureza comunicativa, o Celpe-Bras tem ênfase no uso da língua e conta com avaliações integradas que envolvem compreensão e produção oral e escrita. O Exame, portanto, não afere conhecimentos de Língua Portuguesa por meio de questões sobre gramática e vocabulário; mas sim, avaliando a capacidade de uso dessa língua, independentemente das circunstâncias em que o participante aprendeu.

A elaboração e a aplicação do Celpe-Bras contam com a colaboração de uma Comissão Técnico Científica, de caráter consultivo, composta por professores especialistas em avaliação e ensino de português para falantes de outras línguas, selecionados por meio de chamada pública.

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