Icsez promove VIII Semana Acadêmica de Zootecnia

Por Carlos William
Equipe Ascom

Estudantes de ZootecniaEstudantes de Zootecnia

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Icsez/Ufam) realiza, entre 24 e 28 de setembro, a oitava edição da Semana Acadêmica de Zootecnia. Palestras, mesas-redondas, oficinas e mini-cursos integram a programação contextualizada pelo tema ‘Perfil do profissional zootecnista; melhorando a produção na região Norte’. As atividades ocorrem no auditório desta Unidade, localizada no Campus Baixo Amazonas, em Parintins (a 369 km de Manaus).

O objetivo da iniciativa consiste em evidenciar a contribuição do zootecnista da região Norte para o aumento da produtividade no Amazonas, além de promover o intercâmbio de saberes intedisciplinares.

Conforme afirma o coordenador do curso de Zootecnia do Icsez, professor Júlio Carvalho, a relevância do evento, tanto para pesquisadores e acadêmicos quanto para os públicos externos interessados e prestigiar as atividades é explicitada na gama de conhecimentos produzidos e compartilhados ao longo da programação, o que enriquece o repertório científico. “Há ainda a socialização entre os participantes, no intuito de adquirir informações e, para a sociedade em geral, destaca-se a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido dentro da Universidade”, ressaltou.

Palestras introduziram os participantes ao temaPalestras introduziram os participantes ao tema

Para o estudante do terceiro período de Zootecnia e membro da comissão organizadora do evento, José Carlos Brandão, o Norte é dotado de considerável potencial no que se refere ao crescimento econômico e ao aprimoramento da produtividade, por possuir uma grande quantidade de águas, áreas de pasto e outros recursos inerentes ao desenvolvimento satisfatório do setor. “Nossa intenção [equipe coordenadora] é mostrar a todos a produção do curso de Zootecnia na região do Baixo Amazonas, para apresentar os esforços construídos aqui e fomentar apoios e parcerias futuras”, acrescenta ele.

Iniciada às 8h, a solenidade de abertura realizada na segunda-feira, 24, foi encerrada com um Milk break, um momento de degustação de diversos produtos derivados do leite preparados pelos próprios graduandos, como variedades de queijos e outros laticínios, em alusão ao serviço prestado pela Zootecnia à Agropecuária.

Com informações do Icsez - Parintins