Ufam outorga grau a estudantes da FCA

 
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom UFAM

Brenna e Amanda comemoram a conquista do diploma em Zootecnia. Brenna e Amanda comemoram a conquista do diploma em Zootecnia.

 

Eles são responsáveis por cuidar da alimentação, dos animais e do meio ambiente. Profissionais essenciais para o bem estar do individuo, deste com os demais seres vivos e com o planeta. São os engenheiros de alimentos, de pesca, florestais e agrônomos, além dos zootecnistas. Na noite de terça-feira, 25, a Ufam realizou a outorga de grau destes cinco cursos da Faculdade de Ciências Agrarias (FCA). A cerimônia ocorreu no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus universitário.

No total, 27 novos profissionais foram entregues à sociedade na solenidade que representa a conclusão de uma etapa importante na formação de qualquer pessoa, a conquista do diploma de ensino superior. Diante de familiares, amigos e professores, uma agrônoma, quatro engenheiros de alimentos, 10 engenheiros de pesca, sete engenheiros florestais e cinco zootecnistas passaram pelo rito que os apresenta como profissionais aptos a exercerem suas respectivas profissões.

Presidindo a cerimônia, o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, felicitou os outorgados pela conclusão do curso de nível superior e os estimulou a atuarem com consciência durante o exercício da profissão. “Vocês formaram numa área muito importante, em que nós temos os insumos para vocês trabalharem que é a terra, os animais e na produção dos alimentos. É um desafio para todos vocês”, expressou. “Sejam destemidos”, aconselhou o vice-reitor.

Ao todo, 27 profissionais foram entregues à sociedade na noite de terça, 25.Ao todo, 27 profissionais foram entregues à sociedade na noite de terça, 25.Representando os mais novos egressos da Universidade, a bacharela em Engenharia de Pesca Karina Barbosa fez o discurso de formatura, no qual lembrou momentos da vida como universitária, que segundo ela, já causam saudades. De acordo com Karina, a experiência acadêmica trouxe muitas mudanças e desafios que tornaram maior a satisfação em obter o diploma de graduação. “Deparamo-nos com uma nova realidade que nos levou a indagar: será que daríamos conta? E a resposta foi sim, meus amigos. Conseguimos! Passamos por várias etapas na graduação que nos fizeram chegar aonde chegamos e ser o que somos hoje”, revelou a oradora.

Homenageado pelas turmas, o professor Francisco Tarcisio Mady lembrou os 30 anos da FCA comemorados em 2018 e incentivou os ex-alunos da unidade a buscarem o aprimoramento profissional investindo em cursos de pós-graduação, que também são ofertados pela Faculdade. 

Formação na área de ciências agrarias foi destacada por vice-reitor.Formação na área de ciências agrarias foi destacada por vice-reitor.

“As oportunidades chegam primeiro aos que estão bem preparados”, disse. “Acredito que o futuro será generoso para cada um dos formados da FCA. Elas e eles ainda irão nos surpreender muito. Terão muito a ensinar a todos nós, mais ainda de agora em diante”, declarou o paraninfo.

Decana da FCA, a professora Maria Anete Rubim destacou os desafios do ensino superior brasileiro e parabenizou os estudantes pela importante conquista. “Erguer o canudo, vestir a beca e proferir o juramento de compromisso com a profissão são experiências que poucos brasileiros conseguem viver”, expôs. “A Ufam cumpre sua missão que é produzir e difundir saberes com excelência acadêmica, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia”, discursou a docente.

Uma das graduadas da noite, Brenna Freitas, falou da alegria em concluir o curso de Zootecnia. “É um sentimento de total satisfação. Um sonho realizado. É só gratidão mesmo por tudo que passamos. Só felicidade”, comentou. “Estou levando só boas lembranças e muito aprendizado positivo”, revela Brenna sobre os anos de graduação.

Mulheres são maioria entre graduados da FCA. Mulheres são maioria entre graduados da FCA.

Compuseram também a mesa de honra da solenidade, além dos docentes já mencionados, o paraninfo do curso de agronomia, Ernesto Pinto, o paraninfo do curso de engenharia de alimentos Wendersom Santos, o paraninfo do curso de engenharia pesca, Antonio José de Inhamus, e a paraninfa do curso de zootecnia, Roseane Oliveira.

 

Confira a lista dos formados na cerimônia: 

 

FORMADA DE AGRONOMIA

KAMILA BURLAMAQUI ALVES

FORMADOS DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

RAYANE STEFFANE FERNANDES NOGUEIRA

RENATA DA SILVA E SILVA

THAYNARA CHAGAS SOARES

VIVIANE MARIA DE AGUIAR MELO

FORMADOS DE ENGENHARIA DE PESCA

ANA BEATRIZ DE SENA FARIAS

EUCLIDES LUIS QUEIROZ DE VASCONCELOS SANTOS

KARINA FRANCIS DE SOUZA BARBOSA

LARISSA AROUCK MONTEIRO FRANÇA

LEILIANE ALVES DA SILVA

LEONARDO MOURA DE SOUZA

LUA SAMELA SANTOS GOMES

PAULA RIBEIRO DOS SANTOS

SABRINE VALENTE CRUZ

 TIAGO CABRAL NOBREGA

FORMADOS DE ENGENHARIA FLORESTAL

CARLOS ALEXANDRE COSTA COELHO

DINA KAREN BARROS VIEIRA

IGOR CARDOSO CORREA

JEKISTON DE SOUZA SILVA

JOSÉ RIBEIRO COSTA JÚNIOR

SHEYENNE DE MORAIS CARVALHO

TARCIANE SAHDO

FORMADOS DE ZOOTECNIA

 AMANDA PIMENTEL SINIMBU

BRENNA KELEN MELLO DE FREITAS

MARCIA LORENA MONTEIRO DA SILVA

NELKY KOIDE NASCIMENTOV

REBECA MACHADO DO NASCIMENTO

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable