IEAA realiza 'Workshop de Modelagem do Balanço de Energia por Sensoriamento Remoto'

Por GPIBA - IEAA

O Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Ufam em Humaitá promove nesta semana uma série de palestras voltadas para o debate das principais variáveis meteorológicas na interface biosfera-atmosfera e entender sobre o balanço de energia em diferentes condições de cobertura superficial.

Os temas fazem parte do 'I Workshop de Modelagem do Balanço de Energia da Superfície por Sensoriamento Remoto na Amazônia', evento que teve início na segunda-feira, 24, e segue até sexta-feira, 28, no instituto, e foi idealizado ao considerar que nas últimas três décadas, a Amazônia, e principalmente o Sul do Amazonas, tem apresentado uma das maiores taxas de ocupação do país. Como consequência dessa ocupação, a mudança do uso e cobertura da terra, para os mais diversos fins, fica evidente. A substituição de florestas acarreta em modificações no microclima por conta de alterações nas componentes do balanço energético superficial.

A primeira edição do workshop é uma realização do Grupo de Pesquisa Interação Biosfera Atmosfera na Amazônia (GPIBA) do instituto, coordenado pelo professor Carlos Alexandre Querino, por meio do apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e reúne instituições como o Sistema de Proteção da Amazônia em Porto Velho (Sipam/RO), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participam do evento estudantes de graduação em Engenharias Ambiental, Florestal e Agronômicas, pós-graduação nas áreas de Ciências Ambientais e Geociências e profissionais que atuam na área.

Como resultados o workshop pretende deixar como aprendizado para os participantes o discernimento sobre os impactos ambientais e climáticos da mudança do uso e cobertura da terra e a análise das diferentes condições de cobertura superficial da Amazônia. Como produto será um confeccionado um livro sobre o tema, voltado especificamente para a Amazônia.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramais 2195-2196-2197-2198 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.