Ufam Parintins participa do congresso nacional de comunicação em Joinville (SC)

Após ser premiada na região Norte, a revista Igaras leva a cultura amazônica até a região Sul.

Taíssa Tavares defendeu a revista em congresso nacional. Foto: Adriane VasconcelosTaíssa Tavares defendeu a revista em congresso nacional. Foto: Adriane VasconcelosA discente do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Ufam, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) em  Parintins, Taíssa Tavares, defendeu a revista “Igaras: Navegando na cultura amazônica” no dia 5 de setembro de 2018, no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) realizado em Joinville, Santa Catarina, após ter sido premiada na edição regional do evento realizado em maio deste ano.

Retratando a cultura amazônica dos municípios de Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins e Nhamundá, a revista Igaras concorreu na categoria “Produção Transdisciplinar” pelo título de melhor revista customizada do país com produções da região sul, sudeste e centro-oeste. No entanto, o prêmio nacional de 2018 foi conquistado pela revista “Forasteiros”, pertencente à região sul, do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Segundo a aluna-líder Taíssa Tavares, a Igaras foi produzida pelos discentes na disciplina de Jornalismo Cultural, quando ainda cursavam o 3º período de jornalismo em 2017, sob orientação da professora Kethleen Rebêlo. Indicada pela instituição, a revista Igaras concorreu na edição regional do evento, realizado em Vilhena, Rondônia, em maio de 2018, representando a Ufam Parintins, e recebeu a premiação de melhor revista customizada da região Norte.

 

Sobre a 'Igaras'

"Orientar o trabalho da revista Igaras foi uma atividade bastante significativa. Pelo segundo ano consecutivo, submetemos papers que venceram a etapa local e regional, e foram representar a Ufam na etapa nacional do congresso (Intercom). Acredito que é uma experiência muito rica para os alunos, pois eles têm a oportunidade de compartilhar seus trabalhos e também de conhecer o que os outros estados do país estão produzindo. O compartilhamento dessas pesquisas experimentais proporcionam conhecimentos e experiências incríveis. Para nós da Ufam/Parintins é muito gratificante ver nossos alunos atingindo um patamar expressivo na produção científica", explica a orientadora do trabalho, professora Kethleen Guerreiro.

"Levar a revista Igaras para outras regiões significou explanar a história de povos ricos em cultura que se afirmaram no decorrer de gerações e que são significativos para a sociedade. Poder representar a Ufam Parintins e também a região Norte no congresso nacional da Intercom, através da revista Igaras, foi uma grande responsabilidade que veio acompanhada de muito aprendizado, pois acredito que essa difusão de conhecimentos contribui em nossa formação social/cultural uma vez que trocamos experiências com discentes e docentes de regiões distintas, que muito acrescentam em nossa trajetória do saber", complementa Taíssa Tavares.


Acesse aqui o trabalho: https://drive.google.com/file/d/1Bx5ZLperpwj4p0dwnoxKLNQbCrTLuJuo/view?usp=sharing

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable