Campus da Ufam em Benjamin Constant promove atividades alusivas ao Setembro Amarelo

Campanha de combate ao suicídio teve como público de interesse os acadêmicos do INC

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Realizada pelo Setor de Psicologia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam), a Rodada de Conversa realizada na última quinta-feira, 20, na Sala do Núcleo de Acessibilidade, para expor à comunidade acadêmica do campus de Benjamin Constant a respeito do Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio.

A apresentação do tema ficou sob a responsabilidade das psicólogas do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Nígia Pessoa dos Santos e Consuelo Oliveira. No informativo preparado para o evento, foram inseridas informações sobre a importância dos cuidados com a saúde mental para prevenir transtornos e evitar situações extremas.

Prevenção

“A saúde mental é parte integrante e essencial da saúde como um todo, sendo seu conceito mais amplo do que a ausência de transtornos mentais. Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental das pessoas, como rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos. Além disso, fatores psicológicos e de personalidade podem tornar as pessoas mais vulneráveis ao sofrimento psíquico e aos transtornos mentais”, referencia o texto informativo.

Dentre as medidas de prevenção elencadas pelo Ministério da Saúde, foram destacadas pelas profissionais estas: Redução de acesso aos meios utilizados nas tentativas; Identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas dentro dos grupos de risco; Formação de trabalhadores em avaliação e gerenciamento de comportamentos suicidas; Acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio e prestação de apoio comunitário. No Amazonas, é a rede de atenção em saúde mental que acolhe e acompanha os casos de tentativa de suicídio.

Mais informações: Michele Firmo Guimarães (sala de atendimento psicológico do INC, email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).