Ufam abre inscrições para turma de Aikido, arte marcial japonesa

Popularizados no século passado, os treinos de Aikido aprimoram habilidades cognitivas e físicas

Por Carlos William
Equipe Ascom

Foto: ReproduçãoFoto: ReproduçãoA Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Divisão de Esporte, Lazer e Cultura (Delc) convida a comunidade universitária para participar do projeto de extensão intitulado ‘A prática de Aikido: Melhorando a condição física, estabelecendo vínculos culturais e sociais na comunidade acadêmica’.

Gratuitas, as inscrições devem ser efetuadas presencialmente, no Delc, localizado na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), setor Sul do Campus Universitário até o dia 26 de setembro. Ao todo, 14 vagas serão ofertadas a estudantes, docentes e técnico-administrativos em Educação (Tae), sendo necessária a apresentação de documentos comprobatórios de vínculos com a Ufam no ato da inscrição e a utilização de roupas largas, como kimonos ou camisetas e calças moletom, durante os treinos.

As aulas práticas ocorrerão todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30, na sala de lutas do Programa Idoso Feliz Participa Sempre (Pifps), situada na Feff, setor Sul (local próximo da área das piscinas). A aula inaugural está prevista para o dia posterior ao término das inscrições, 27 de setembro.

Aikido

Desenvolvida pelo sensei Morihei Ueshiba na primeira metade do século XX, Aikido é uma arte marcial de origem japonesa atrelada a correntes filosóficas que enaltecem os equilíbrios físico e mental, combinados de maneira estratégica. Os golpes são projetados a partir do Aiki jutsu (luta corporal) e do Kenjutsu (luta com espada) e executados através de técnicas de imobilização e projeção do parceiro.

Conforme afirma o idealizador do Projeto e docente do curso de Química da Ufam, professor Marco Antonio Farias, os principais benefícios proporcionados aos praticantes são a melhora significativa do condicionamento físico e o aumento da capacidade cognitiva, visto que as técnicas exigem uma movimentação precisa de quem recebe e aplica a prática. “Os movimentos são circulares, com o objetivo de desequilibrar o parceiro, retirando-o de uma base estável e, em seguida, pode-se projetá-lo ou imobilizá-lo”, detalhou o docente, ao ressaltar que, tal como o Jiu Jitsu, a modalidade Aikido é considerada como arte marcial suave, que não depende da força física dos atletas. “A luta ocorre em pé e está relacionada aos moldes de quem manuseia uma espada, diferentemente do Jiu Jitsu e as técnicas são mais fluidas em comparação às do Judô”, comparou.