Ufam realiza outorga de grau para 23 graduandos do ICE

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

Na noite do dia 18 de setembro, a Universidade Federal do Amazonas realizou a outorga de grau para 23 graduandos dos cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE), no auditório Eulálio Chaves.

A cerimônia foi presidida pelo diretor do Instituto, professor Raimundo Ribeiro Passos, representando o reitor, professor Sylvio Puga. Fizeram parte da mesa de honra também os paraninfos do curso de Estatística, professor Nelson Lima de Souza Filho; do curso de Bacharelado em Física, professor Mircea Daniel Galiceanu; do curso de Geologia, professor Raimundo Humberto Cavalcante Lima; do curso de Licenciatura em Matemática, professor Domingos Anselmo Moura da Silva; docurso de Bacharelado em Química, professor Marcos Batista Machado; do curso de Licenciatura em Química, professor Rafael Salgado Silva.

A licenciada em Química, Raissa Almeida Souza, foi a oradora da turma e destacou que, apesar de agora serem profissionais das Ciências Exatas, que trabalham diretamente com números, também sua formação acadêmica e profissional deve estar voltada para o cuidado com o ser humano: “Independente da área de atuação que cada um irá seguir, que possamos ser exemplos de boas ações e contribuir para a sociedade. Só conseguimos ir tão longe porque pessoas grandiosas caminharam com a gente e não nos deixaram desistir. Por que estamos bem acompanhados, o caminho se torna mais agradável”, refletiu a egressa.

Representando os paraninfos dos cursos, o professor Marcos Batista lembrou aos formandos que essa etapa de suas vidas, cheia de novos desafios, é como um nascimento: “A Ufam foi uma espécie de ‘mãe acadêmica’ que lhes preparou com toda a ‘morfologia acadêmica’ necessária para essa nova etapa da vida. A partir de hoje, munidos do diploma, a ‘certidão de nascimento acadêmica’, vocês estão nascendo novamente para a sociedade, agora como estatísticos, físicos, geólogos, matemáticos e químicos”, afirmou o docente.

Finalizando a solenidade, o professor Raimundo, diretor do ICE, presidindo a mesa, falou aos formandos sobre a importância desse momento em suas vidas: “Vocês fazem parte de um grupo seleto de egressos de seus cursos. Vocês devem ser profissionais éticos, preocupados em mudar a realidade de onde estejam inseridos, agindo sempre de maneira correta. Aproveitem esse momento, que é único em suas vidas e daqueles que apoiaram vocês. A Ufam está de braços abertos para recebê-los sempre, em nossos cursos de pós-graduação, para continuar trazendo uma formação de qualidade para vocês, para que continuem progredindo na área, para, quem sabe, substituir os docentes de hoje. Vocês têm o grande desafio de continuar batalhando pela melhoria do nosso país, desejo sucesso a todos”, encerrou o docente.

Formandos do Curso de Estatística

1. Emerson Luis Mello De Mendonca