HUGV/Ebserh realiza programação alusiva ao Setembro Amarelo

Por Catarina Moura e Alberto Vieira, sob coordenação de Alberto Jean Fermin/Comunicação HUGV.

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, entre os dias 11 a 14 de setembro, programação alusiva ao Setembro Amarelo. Idealizado pelo Centro de Valorização a Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha busca reduzir a taxa de mortalidade por suicídio no Brasil. O foco da discussão no Hospital foi o adoecimento mental e estratégias para enfrentá-lo.

Na cerimônia de abertura do evento, no dia 11, o gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital, Juscimar Carneiro, e o Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Chang Chia Po, falaram sobre suicídio e a importância do reconhecimento do outro nas organizações. “O monitoramento do estado mental de todos os funcionários é de extrema importância – monitorar os níveis de percepção e motivação dos funcionários, como anda o comportamento mental do funcionário e do aluno. O principal neste hospital é o ser humano”, afirmou o médico Juscimar Carneiro.

A programação contou ainda com rodas de conversa sobre outros temas pertinentes à campanha. Na primeira roda, os participantes conversaram sobre esgotamento profissional, apresentado pela farmacêutica Marce​lia Célia Couteiro Lopes. “No evento, disponibilizamos os dados de uma pesquisa nossa de 2016 sobre o esgotamento entre os profissionais de saúde do HUGV. Essa roda de conversa foi importante porque participaram os gestores e os funcionários e isso é essencial para que possamos tomar medidas visando a prevenir o esgotamento, evitando medidas extremas como o suicídio”, disse Marcelia.

No decorrer da semana, houve outras rodas de conversa nos setores, em horários diferentes, possibilitando que o máximo de pessoas pudesse participar. O encerramento contou com a participação dos médicos Leandro Fajardo e o Domingo Timóteo Ferreira, abordando a questão do suicídio e eventos agudos psicossomáticos. Além disso, foram distribuídas cartilhas preventivas com informações e números para que as pessoas conheçam sobre saúde mental.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUGV faz parte da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.