Concurso público da Ufam tem mais de cinco mil candidatos. Gabarito preliminar está disponível

Entrada dos candidatos na escola estadual Djalma BatistaEntrada dos candidatos na escola estadual Djalma Batista
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam
 

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Comissão Permanente de Concursos (Compec), realizou no último domingo, 16, o concurso público para a contratação  de técnico-administrativos em Educação. As provas foram aplicadas em nove locais da capital amazonense (em sete escolas públicas e nos dois blocos da Faculdade de Ciências Agrárias, no setor Sul do Campus Sede) e nos campi de Humaitá, Coari, Itacoatiara e Parintins.

O gabarito preliminar, as provas e o formulário para interposição de recursos já estão disponíveis na página da Compec http://www.comvest.ufam.edu.br/.

A partir desta segunda-feira, dia 17, até o dia 18 de setembro, os candidatos podem apresentar recursos contra questões das provas objetivas. A Compec indica o dia 22 de outubro como data provável para a publicação do resultado final do concurso.

A aplicação das provas transcorreu dentro da normalidade. Os 5.499 candidatos não tiveram qualquer problema em relação à estrutura de atendimento oferecido pela Comissão (Compec). A logística bem elaborada facilitou aos candidatos realizarem as provas dentro das melhores condições possíveis. Não foi registrada nenhuma ocorrência até o término das provas, às 12h15 de domingo.

Preliminarmente, entre 15 e 20% dos candidatos não compareceram para realizar as provas. Os dados estatísticos do certame ainda serão levantados e divulgados pela Compec posteriormente. Segundo a Comissão, 1.919 candidatos concorreram a 18 vagas para cargos de nível médio, e 3.580 para 25 vagas para nível superior, com etapa única, com provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, com exceção do cargo de Tradutor e intérprete de Linguagem de Sinais (Libras), que terá segunda etapa (prova prática).

Segundo a presidente da Compec, professora Ana Galotta, não foi registrada nenhuma ocorrência na realização das provas. “O concurso ocorreu com normalidade em todos os nove locais da capital e nas quatro unidades acadêmicas do interior. O índice de abstenção ficou em torno de 15 a 20%, mas são dados informais, que posteriormente serão computados e divulgados com mais exatidão. No interior não tivemos nenhum comunicado dos coordenadores sobre qualquer problema. Tudo transcorreu como planejamos”, afirmou a docente.

O candidato ao cargo de Técnico em Assuntos Educacionais Victor Fernando Ramos de Oliveira, que veio da cidade de Castanhal, no Pará, disse que a ideia é fazer uma boa prova e espera obter a aprovação. “Vim com a perspectiva de passar. Estudei bastante para fazer uma boa prova e espero a aprovação”, disse o candidato.

A candidata Ana Marli de Souza Lima, que também concorreu ao cargo de Técnico em Assuntos Educacionais de nível superior, destacou que é uma boa oportunidade ter um trabalho com certa segurança. “É uma oportunidade de concorrer a um cargo num órgão público federal. Dá uma certa segurança e estabilidade. Espero que me saia bem’, destacou Ana Marli.

Já o candidato ao cargo de Auditor, Ivan Coutinho Vieira, afirmou que foi uma prova relativamente difícil, principalmente, a parte de auditoria e contabilidade. “Foi um nível de médio a elevado. As perspectivas são boas, apesar das poucas vagas, mas no geral estou confiante”, afirmou o candidato.     

 

 

  

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable