Professor do Icomp defende memorial acadêmico e recebe o grau de professor titular

Professor Altigran da Silva em defesa de Memorial Acadêmico Professor Altigran da Silva em defesa de Memorial Acadêmico
Por Sebastião de Oliveira
Equipe da Ascom

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) realizou nesta quinta-feira, 13, no auditório 2, a defesa do memorial acadêmico do professor Altigran Soares da Silva cuja finalidade é detalhar sobre a vida acadêmica, produção científica, dentre outras, no magistério superior, visando o grau de professor titular.

A defesa foi avaliada pela comissão especial de avaliação composta pelos professores Alberto Nogueira de Castro Jr. (Presidente), Claudia Maria Bauzer Medeiros, Ana Carolina Brandão Salgado e José Carlos Maldonado das Universidades Federal do Amazonas (Ufam), de Campinas (Unicamp), Federal de Pernambuco (UFPE) e de São Paulo (USP), respectivamente.

Durante a apresentação, o professor Altigran Silva dividiu suaProfessor Altigran da SilvaProfessor Altigran da Silva trajetória acadêmica em quatro tópicos: ensino, pesquisa, extensão e gestão científica. Ele acredita que a apresentação foi um passo emocionante, considerando o tempo voltado à Instituição que desde 1991 vem desenvolvendo. Mas, segundo ele, os últimos dezesseis anos foram dedicados ao Instituto com muita intensidade.

De acordo com o docente, compartilhar e rever momentos do passado que resultaram em ações positivas é um motivo de emoção, atribuindo a coletividade como um processo no avanço da Ciência no Estado do Amazonas.

Silva considera que o recebimento da titulação é uma etapa da carreira que pontua, de um lado, segundo ele, o reconhecimento sobre sua trajetória, mas, por outro, concede um status de influência muito maior sobre as coisas que coloca às ideias e opiniões para funcionar.  Para ele, é motivo de orgulho tratar aspectos sobre a trajetória em conjunto, da coletividade, da construção de projeto conjunto para o Instituto de Computação.

O professor destacou sua contribuição como algo extremamente importante. “Antes de qualquer outra coisa, sou professor daProfessor Altigran da Silva ladeado pela diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner e a Comissão Avaliadora Professor Altigran da Silva ladeado pela diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner e a Comissão Avaliadora  Ufam, depois se atribui a qualquer designação. Eu dou mais importância ao meu papel coletivo na construção dos projetos da Ufam do que as ações individuais”, completa o professor.

A diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, disse que a razão do Icomp ser um Instituto de excelência deve-se muito ao trabalho desenvolvido pelo professor Altigran. “Hoje, nós estamos felizes por estar participando da defesa do Memorial Acadêmico”, disse a diretora.

A professora destaca-o como um dos melhores professores do Instituto, e, lembra que é o mais citado em trabalhos de pesquisa, tanto em nível nacional quanto internacional. “Para nós, é apenas um reconhecimento de todo o trabalho e de toda a dedicação que o professor Altigran sempre teve, não apenas em ações individuais, mas coletiva”, finalizou a diretora.