PET de Biologia realiza abertura do III Workshop de Biologia sobre Flora Amazônica

Tutora do PET/Biologia, Flavia Moreira, na abertura do eventoTutora do PET/Biologia, Flavia Moreira, na abertura do eventoPor Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Biologia da Ufam promoveu nesta quarta-feira, no auditório Paulo Bührnheim, no setor Sul do Campus, a abertura do III Workshop da Amazônia: Biotecnologia, Biodiversidade e Ecologia da Flora Amazônica. A terceira edição ocorre nos dias 12, 13 e 14.

A abertura ficou por conta da tutora do PET/Biologia, professora do ICB, Flávia Moreira, que deu boas-vindas aos presentes e destacou a importância do tema para os estudantes de Biologia, dos palestrantes, e, principalmente, ao esforço dos Petianos na organização do evento. A coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Ufam, Iza Marineves Almeida da Rocha, também parabenizou os estudantes do grupo pela realização do evento e defendeu a inclusão do Workshop no calendário do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

A programação terá palestras, oficinas e minicursos, durante o três dias do evento, com o objetivo de discutir os aspectos biotecnológicos e ecológicos das plantas amazônicas. A mesa-redonda ‘O potencial biotecnológico das plantas amazônicas’ abriu a programação com as palestras do professor Ari de Freitas Hidalgo, Afonso Rabelo e do pesquisador da Embrapa Francisco Célio Maia Chaves.

A tutora do PET/Biologia, professora Flávia Moreira, destacou que todo ano o grupo PET tem procurado promover um workshop com temas variados da área de Biologia, mas não só para os alunos do curso. “Todo ano o Grupo procura promover um workshop com temas variados da área de Biologia, mas também que atinja outros estudantes dos mais diversos cursos. Cada ano escolhemos uma temática de acordo com o interesse dos alunos. Neste ano o Workshop foca na área de Botânica, mas com um viés biotecnológico (plantas amazônicas). Esperamos ampliar o conhecimento dos nossos alunos com as inúmeras palestras e cursos ministradas por importantes pesquisadores e professores”, destacou a professora.

A estudante do 4º período do curso de Biologia da Universidade Nilton Lins, Lorena Maria Melo Lopes, disse que sua participação amplia o conhecimento na área de Botânica. “O contato com esse conteúdo vai me proporcionar maior amplitude de conhecimento. Ainda não tive aulas sobre Botânica e fui recomendada a participar do Workshop para ter acesso a mais informações da área”, disse a estudante.

O estudante do 10º período do curso de Biologia e do grupo PET, Paulo Amaral, afirmou que anualmente o grupo PET organiza um workshop com temática diferente com o objetivo de integrar conhecimento de diversas áreas e também aumentar a visibilidade do PET diante da comunidade acadêmica. “Anualmente o PET organiza um workshop com temática diferente com o objetivo de integrar conhecimento de diversas áreas e também aumentar nossa visibilidade perante a comunidade acadêmica. O evento deste ano tem o foco na Botânica, tema escolhido por nós, mas especificamente nas plantas amazônicas” afirmou o aluno.

Programação

No dia 13, a programação terá oficina de 'Inventário florístico' e as palestras 'Repelentes naturais contra insetos para plantas'; 'Caracteres de frutos, sementes e plântulas (embrião vegetal) como suporte à filogenia (história evolutiva) de Chrysophylloideae Neotropical (Sapotaceae)',família de plantas que inclui o Sapoti e o Abiu; e 'Produção de Camu-camu (Myrciaria dubia (Kunth) McVaug) em terra firme: existe déficit de polinizadores?'.

Na sexta-feira, dia 14, o workshop finaliza suas atividades com a oficina de 'Preparo de material botânico para estudos morfoanatômicos' e palestras sobre 'Melhoramento genético e fitotecnia' e 'Fitorremediação - plantas como agentes de descontaminação'.

Ao final de cada dia, o público terá a oportunidade de participar de um curso teórico-prático de 'Cultivo de rosas do deserto'.