Rondonistas concluem Operação Palmares em cerimônia de encerramento

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
 

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, e o vice-reitor, professor Jacob Moysés Cohen, receberam nesta segunda-feira, 3, grupo de rondonistas da Ufam que participou da Operação Palmares, no Nordeste do País. A recepção foi por conta do encerramento da operação ‘Palmares’ (nome dado à operação realizada pelos estudantes da Ufam) que passaram 16 dias desenvolvendo ações na comunidade.

O reitor parabenizou a equipe pela participação em um Projeto que tem como fim atender comunidades em situação de risco: “Os estudantes da Ufam realizaram um importante papel social na transformação da realidade da comunidade de Jequiá da Praia e povoados. O Projeto Rondon oportunizou aos nossos alunos o fortalecimento da cidadania”, declarou o reitor. Encerramento ocorreu no gabinete e os discentes puderam relatar aos dirigentes suas experiências e receber os certificados de participação e troféu do Projeto.

O grupo (formado por oito alunos e dois professores da Ufam), esteve na cidade de Jequiá da Praia, em Alagoas, desenvolvendo 76 ações de cultura, saúde, direitos humanos e justiça e educação que impactaram positivamente na melhoria da comunidade.

O Projeto Rondon foca suas ações em cidades que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no País com o objetivo de desenvolver ações que promovam melhorias das condições sociais na comunidade e, ao mesmo tempo, contribua para o fortalecimento da cidadania e responsabilidade social dos estudantes universitários.  

“A presença dos estudantes na comunidade foi importante pelas várias ações desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Para os alunos, a vivência com outra realidade, contribuiu para a formação do civismo, de noções éticas, de responsabilidade social, do patriotismo, entre outras”, disse o coordenador do Núcleo Rondon da Ufam e coordenador da Operação Palmares, professor Rafael Salgado.

A vice-coordenadora do Núcleo Rondon da Ufam e professora adjunta da Operação Palmares, Ana Lígia Leandrini de Oliveira, destacou que o Projeto tem uma grande importância porque já é conhecido pelas comunidades e facilita o contato com os comunitários. “O Projeto Rondon já é conhecido da comunidade. Isso facilitou nosso acesso para desenvolver as atividades com eles. Conseguimos em duas semanas interagir com aproximadamente 3 mil comunitários. Eles já conhecem o Projeto e esperam com muita expectativa, com ansiedade, com humildade, pra receber aquilo que temos para oferecer. Nós nos preparamos muito para o que vamos oferecer aos comunitários, mas não temos como nos preparar para o que vamos receber. A comunidade nos recebeu com muito amor, carinho, com humildade. Foi uma troca de experiência muito bonita, vou levar comigo para o resto da vida”, destacou  Ana Lígia.      

A Operação Palmares ainda promoverá duas ações na próxima semana. Trata-se de duas mesas-redondas que acontecerão na terça-feira, 11, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), no setor Sul do Campus, às 19h, e na quarta-feira, dia 12, no auditório da Faculdade de Medicina da Ufam (FM), na Rua Afonso Pena, 1053, Praça 14 de Janeiro, às 19h. Não é necessário inscrição para participar dos eventos.

Próxima Operação

As inscrições para a próxima edição do Projeto Rondon (2019) já estão abertas, conforme o edital nº 2/2018 do Núcleo Rondon Ufam. Serão selecionados doze acadêmicos de graduação para a edição 2019, denominada de Operação Parnaíba (Conjunto A), que irá ocorrer no período de 18 de janeiro a 3 de fevereiro, no município de Castelo do Piauí, no estado do Piauí (PI), contemplando as seguintes áreas temáticas de extensão: educação, direitos humanos e justiça, saúde e cultura.

O que é o Projeto Rondon

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Histórico

A ideia de levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e a participar do processo de desenvolvimento surgiu em 1966, durante reunião realizada no Rio de Janeiro, com a participação de universidades do então Estado da Guanabara, do Ministério da Educação e Cultural e de especialistas em educação.

O Projeto Rondon foi semeado em 11 de julho de 1967, quando uma equipe formada por 30 universitários e dois professores de universidades do antigo Estado da Guanabara, conheceram de perto a realidade amazônica no então território federal de Rondônia. A primeira missão teve a duração de 28 dias.

Relançamento

A nova fase do Projeto Rondon origina-se de uma proposta de reativação do projeto original encaminhada pela União Nacional dos Estudantes ao Presidente da República em novembro de 2003. Para viabilizar essa proposta, foi criado, em março de 2004, um grupo de trabalho interministerial, composto por representantes do Ministério da Defesa (MD), ao qual coube coordenar a implantação do novo projeto, do Ministério da Educação, do Ministério da Integração Nacional, do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério do Esporte, do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (EDITAL RONDON Nº 2 UFAM.pdf)Edital Rondon[ ]180 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable