Curso de Comunicação promove o debate ‘Comunicação em tempos de eleição’

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

Com o objetivo de promover uma reflexão acerca do processo eleitoral brasileiro e o papel da comunicação neste período de eleição, a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) realizou nesta quinta-feira, 30, no auditório Rio Javari, na Faculdade de Tecnologia (FT), no setor Norte do Campus, por meio do Programa de extensão ‘Ligação’ do curso de Comunicação Social/Jornalismo, o evento intitulado ‘Comunicação em tempos de eleição: entre o jogo das práticas e a emergência de novas práticas’.

O evento contou com uma bancada de debatedores formada por jornalistas, pesquisadores da comunicação e professores, que estão lidando de forma direta em suas atividades cotidiana, com a questão da campanha eleitoral. O público que esteve presente (estudantes de Jornalismo, de Relações Públicas, pesquisadores e professores) teve a oportunidade de debater o tema proposto com os jornalistas Dante Graça, Rosiene Carvalho, Liege Albuquerque, Thiago Herculano e com a mediadora da mesa de debate, professora do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufam, Edilene Mafra.

A atividade foi organizada pelo Programa de Extensão ‘Ligação’ (que envolve quatro projetos do curso de Comunicação Social/Jornalismo: Maloca Digital, Unilivre, Comunicadores populares de base e Paiol da Comunicação) que propôs uma reflexão crítica sobre a prática em jornalismo e a emergência de práticas que considerem condutas éticas, condutas de respeito ao interesse público, como também maior interação entre a prática diária de jornalistas profissionais que atuam na mídia e na campanha eleitoral.

O projeto de extensão ‘Ligação’, desde 2013, ganhou a modalidade de programa de extensão, envolvendo atividades dentro da Universidade, em comunidades e até na região metropolitana, propondo o evento com o intuito de debater um tema que ganha às ruas (salas de aula, redes sociais, ambientes de trabalho e acadêmico, entre outros espaços) e que interfere diretamente nas condições socioeconômicas da população brasileira. O Programa cumpre o papel de uma instituição acadêmica e pública de construção da cidadania por meio de atividade extraclasse que envolve um tema tão oportuno.

“É importante que a Universidade, a partir dessa juventude e do conjunto dos professores, discuta aqui a questão das eleições numa perspectiva fundamental que é a comunicação que está sendo feita. A comunicação hoje está vinculada a uma conduta de violência. O processo eleitoral, a campanha e voto estão envolto numa cultura de violência e de ódio. Nós insistimos que é possível construir outra relação de respeito às ideias diferentes. Precisamos aprender a ter essa conduta de respeito. A Universidade exerce seu papel de transformação e espero que o encontro melhore a compreensão desse processo”, ressaltou a professora e coordenadora do Programa Ligação,  Ivânia Vieira.

A estudante do 2º período do curso de Comunicação Social/Relações Públicas, Vivian França, afirmou que o objetivo do evento é esclarecer o papel do jornalista em época de eleição. “Quero conhecer a atuação dos jornalistas em um período eleitoral e aprender por meio do relato de suas experiências os vários aspectos que envolvem um pleito”, disse.

Já o estudante do 4º período do curso de Jornalismo da Ufam, Lucas Silva, ressaltou que um evento pra discutir o papel da comunicação neste período eleitoral é de extrema importância, principalmente no âmbito universitário, porque se tem o relato de como a mídia funciona. “Um evento que propõe o debate de como funciona a mídia em um período eleitoral é de extrema importância pra minha formação. A comunicação tem papel fundamental numa eleição e saber como as coisas funcionam é sempre importante”, ressaltou o estudante.