Escola de Enfermagem promove ação de Imunização contra o sarampo, na Faculdade de Tecnologia

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

Estudante de Engenharia Mecânica, Vinícius Coelho Simões, sendo imunizado contra o SarampoEstudante de Engenharia Mecânica, Vinícius Coelho Simões, sendo imunizado contra o SarampoA Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), juntamente com a Fundação de Vigilância em Saúde e o Programa Nacional de Imunização (PNI) do estado do Amazonas, promoveu nesta segunda-feira, 27, a campanha de vacinação contra o sarampo, na Faculdade de Tecnologia (FT) da Ufam, no setor Norte da Instituição. A ação tem como objetivo imunizar estudantes e servidores (técnico-administrativos e professores), na faixa etária dos 15 aos 49 anos.

Em razão da epidemia de sarampo que tem acometido estados da região Norte e outras regiões do País, a Escola de Enfermagem de Manaus, por solicitação da Fundação de Vigilância em Saúde e PNI, vem promovendo a Campanha. Nesta segunda-feira, dia 27, a equipe de vacinação, formada por estudantes do 10º período do curso de Enfermagem, coordenada pela Enfermeira da EEM, Carla Karoline dos Santos Teles, e pela professora Alice Alves, promoveram o atendimento dos alunos da FT, no setor Norte do Campus. A ação se estendeu nas unidades acadêmicas fora do Campus da Ufam (Odontologia e Medicina, na Praça 14 de Janeiro), e, em todo setor Sul do Campus.

A partir desta segunda-feira a campanha desloca-se para o setor Norte, na FT (manhã e tarde), no Hall dos auditórios. A partir de terça-feira, 28, a equipe estará atendendo no Instituto de Ciências Exatas (ICE), até a quinta-feira (28 a 30), e 31 de agosto e 3 de setembro, na Faculdade de Direito. A campanha se estende até o dia 12 setembro

Até a sexta-feira da semana passada, dia 24, o registro de pessoas vacinadas havia alcançado o número de 885 e 1.120 avaliações de cadernetas de vacinação. Em determinados casos, existe a necessidade de administrar uma dose e, em outros, duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Segundo a coordenadora da Campanha na Ufam, a enfermeira da Escola de Enfermagem, Carla Karoline dos Santos Teles, a Campanha tem por objetivo alcançar o público que não esteja protegido do Sarampo na Instituição. “É importante fazer essa prevenção porque já estamos com uma epidemia de registro de sarampo no estado do Amazonas. Segundo o PNI do Estado, a população de risco se concentrou mediante a epidemiologia que está sendo feita no público de 15 a 29 anos, que é o nosso público universitário. Por isso a campanha nas unidades acadêmicas. É importante lembrar aos estudantes que compareçam e levem seus cartões de vacinação. Lembrando que não é só a tríplice viral (Sarampo) que deve está em dia, mas também tem as demais vacinas que a comunidade deve procurar o Centro de Atenção a Saúde(CAIS) para atualizá-las”, disse a enfermeira.

“É importante a imunização porque vivemos uma epidemia de sarampo na cidade. É uma iniciativa que facilita a logística para que o aluno não precise se deslocar até outra unidade para se proteger. É complicado ir a um posto de saúde durante a semana. Fiquei um pouco nervosa, mas foi tudo bem”, destacou a estudante Mikaelen da Silva Costa, do curso de Biblioteconomia do IFCHS.