ICSEZ/Ufam gradua 79 profissionais em Parintins

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ), do município de Parintins, formou na última quarta-feira, 22 de agosto, 79 profissionais das áreas de Administração, Artes Visuais, Comunicação Social - Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia. A cerimônia aconteceu no auditório do Colégio Batista de Parintins, localizado na Rua Coronel José Augusto, centro da cidade.

A colação foi presidida pelo vice-reitor da universidade, professor Jacob Moysés Cohen, acompanhado do diretor do ICSEZ, professor José Luiz Pereira. Também fizeram parte da mesa de honra a paraninfa do curso de administração, professora Silvane Mascarenhas, o paraninfo do curso de Comunicação Social-Jornalismo, Professor Adelson da Costa Fernando, a paraninfa do curso de Educação Física, professora Sueyla Ferreira da Silva, a paraninfa do curso de Serviço Social, professora Sandra Helena da Silva e a paraninfa do curso de zootecnia, professora Soraya Farias de Andrade Freitas.

Após o recebimento das outorgas, Marta Karoline Castro, escolhida para representar os sete cursos como oradora, discursou sobre a conclusão da graduação. “Estamos aqui hoje para festejar o término de um importante ciclo que iniciamos há alguns anos. No entanto, quando manusearmos os nossos registros fotográficos, sentiremos muita saudade de tudo isso. Enxergaremos as pessoas que sempre estiveram ao nosso lado, e com certeza, com o coração bem apertado, vamos sorrir e lembrar que conseguimos ir tão longe porque estávamos próximos de pessoas grandiosas. O nosso agradecimento vai àqueles que nos apoiaram em todos os momentos: família, amigos e professores, que tanto se empenharam para fazer de nós os profissionais que seremos a partir de hoje. Foi dada a largada para uma nova jornada. E tudo isso é fruto do nosso esforço. Nós conseguimos”, disse a bacharela do curso de Administração.

Igor Braga de Souza, recém-formado em jornalismo, falou sobre a importância de ter uma Instituição de Ensino Superior em municípios como Parintins, assim como suas expectativas para o futuro. “É uma honra termos essa oportunidade de nos formar perto de nossas casas, junto de quem gostamos, e de termos concluído um curso de formação superior, que é uma oportunidade que infelizmente pouquíssimas pessoas têm. É uma trajetória longa, que tem seus altos e baixos, como a maioria das situações da vida. Mas é engrandecedor terminá-la. Nós entramos novos, crus de idéias, e fomos realmente transformados durante a graduação, pois passamos a olhar o mundo de uma maneira diferente. Passamos a perceber o quanto é complexa a sociedade em que vivemos, os conhecimentos e todos os problemas que nos cercam”. Mencionou, ainda, suas expectativas para o futuro. “Eu tenho expectativa me destacar no mercado de trabalho e ser reconhecido como um profissional que está preparado para atuar, poder contribuir e dar retorno para a sociedade, que investiu na gente”, declarou o formando.

Escolhida para representar os paraninfos dos cursos, a professora Sandra Helena da Silva, leu meansagens de cada um deles às respectivas turmas antes a se dirigir aos egressos. “Quero neste momento afirmar que os desafios para chegar aqui hoje foram diversos, mas todos superados com a certeza de que a vitória era o único resultado possível e esperado. A confiança de vossos pais e familiares os acompanharam durante toda trajetória acadêmica, trajetória essa que segue a dialética da vida, em um contínuo processo de transformar e gerar novas formas”. Falou ainda sobre os desafios que os novos profissionais vão encontrar em sua trajetória. “Tenho a certeza de que todo conhecimento aprendido durante a formação acadêmica oportunizará a vocês melhores condições para compreender as contradições postas pela realidade, e criar estratégias para seguir com vossas carreiras. A todos vocês, formados pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia em 2018, peço que façam o certo, vivam o amor e sejam felizes”, concluiu a professora. .

O professor José Luiz Pereira, diretor do ICSEZ, pronunciou-se sobre a importância que as universidades têm para o desenvolvimento dos municípios do interior do Estado. “Não esqueçam a Universidade Federal do Amazonas e da importância que ela tem para a região e para a sociedade. Eu tenho certeza que a partir de hoje a vida dos senhores vai mudar para melhor. Hoje não é o fim, é apenas o começo. Concluir um curso de graduação é um privilégio na nossa sociedade brasileira, onde menos de vinte por cento tem a oportunidade de entrar em uma Universidade Pública. Não percam o foco e acreditem em vocês, que são o futuro deste país”, declarou, antes de parabenizar a todos pela conquista.

O Vice-reitor da Ufam, professor Jacob Moysés Cohen, aproveitou seu momento de fala para aconselhar os formandos ali presentes. “Vocês se formaram em sua cidade, na melhor universidade da Região Norte. Tiveram sorte, mas essa sorte deve ser recheada de responsabilidade. Não façam concessões gratuitas quando se tratarem da sua profissão. Não saiam daquilo que os pais de vocês ensinaram e daquilo que os professores de vocês disseram sobre ética, moral, disciplina e honestidade. Se vocês seguirem suas carreiras com esses preceitos importantes, serão felizes na profissão que escolheram pro resto de suas vidas”, declarou ao encerrar a cerimônia de outorga.

Confira a lista completa de formandos do ICSEZ:

Ana Paula Cavalcante da Costa

André Matheus de Souza Ribeiro