Estudantes participam de McDia Feliz em prol de crianças com câncer

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Programa de extensão permite que estudantes da Ufam participem de ação social em prol de crianças com câncer no Estado. O Programa Atividade Curricular de Extensão 'O Brincar no Hospital', da Escola de Enfermagem de Manaus, é parceiro do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC) no atendimento a pacientes da Fundação Hemoam. O Grupo será um dos beneficiados com as doações resultantes do McDia Feliz 2018.

Coordenado pela professora Arinete Esteves, o Pace tem o objetivo de oportunizar a realização de atividades recreativas no hospital que favoreça uma interação entre as crianças hospitalizadas com diagnóstico de câncer, a equipe de saúde e os familiares. “A participação junto ao GAAC é um momento onde os voluntários do projeto se expõem mostrando que é possível ajudar ao próximo através do brincar”, explica a professora.

'O Brincar no Hospital' desenvolve atividades uma vez na semana na Fundação Hemoam, onde os alunos interagem com os envolvidos em momentos lúdicos. “Essa atividade é realizada algumas vezes com músicas, cânticos, brincadeiras e conversas ao leito, distribuição de brinquedos, festas de datas comemorativas, procurando envolver a todos (pacientes e equipe), e assim, também atender à Lei Federal nº11.104/2015, a Resolução nº 546/2017 do Conselho Federal de Enfermagem, que definem como competência da equipe de Enfermagem que atua na área pediátrica, a utilização da técnica do brinquedo na assistência à criança e família hospitalizadas, e também à Política Nacional da Humanização”, completa a coordenadora.

A ação social McDia Feliz ocorre no sábado, 25, no Shopping Ponta Negra.