Academia Brasileira de Ciências incentiva estudantes de graduação com vocação científica

Com bolsas de 4.480 reais, 32 universitários irão estagiar em grandes laboratórios do Brasil

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

O Programa Aristide Pacheco Leão, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), tem o objetivo de estimular as vocações científicas entre os estudantes de ensino superior no País, com exceção de instituições instaladas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nesta edição, as inscrições serão aceitas até o dia 6 de setembro, e os jovens concorrem a estágios de treinamento em laboratórios brasileiros durante as férias acadêmicas.

O Programa, que é fruto de uma parceria entre a ABC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concederá, no próximo ano, 32 bolsas no valor de R$ 4.480, além das passagens de ida e volta entre as respectivas universidades de origem e os laboratórios dirigidos por membros titulares da Academia, onde os acadêmicos atuarão.

A seleção será realizada por uma Comissão da Academia Brasileira de Ciências, e o resultado será divulgado no site da ABC no dia 5 de outubro. Já os estágios serão realizados entre os dias 15 de janeiro e 28 de fevereiro de 2019.

Ao final do estágio, cada estudante deve enviar ao orientador um relatório de atividades, que será avaliado e enviado pelo docente à Academia Brasileira de Ciências. Os universitários que completarem o período de estágio e tiverem seus relatórios aprovados receberão certificado emitido pela ABC após o envio da documentação exigida pela entidade.

Requisitos

Podem se candidatar graduandos em instituições de ensino superior que atendam ao perfil de localização, sendo vedada a participação de selecionados na edição anterior do Programa. Por outro lado, estudantes que se inscreveram na edição de 2018 e não foram contemplados estão aptos a se inscrever novamente.

Mais informações: acesse a página do Programa Aristide Pacheco Leão ou envie email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..