Aluna da Ufam conquista prêmio em Congresso de Estudantes do Mercosul

Integrante do PIBIC/UFAM 2017/2018, Nathália Guimarães Fagundes, do curso de Engenharia de Materiais, recebeu o prêmio de segundo lugar pelo trabalho sobre a síntese de nanopartículas de titanato de sódio.

 
Aluna do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Amazonas, Nathália Guimarães Fagundes, no momento da premiação do Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do MERCOSUL (CECEMM).Aluna do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Amazonas, Nathália Guimarães Fagundes, no momento da premiação do Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do MERCOSUL (CECEMM).
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Fotos: Acervo pessoal da entrevistada

A aluna do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Amazonas, Nathália Guimarães Fagundes, obteve o segundo lugar na vigésima edição do Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul (CECEMM).

Sob a orientação do professor Yurimiler Leyet Ruiz, a aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2017/2018 da Ufam (Pibic/Ufam), apresentou o trabalho “Método Sonoquímico: uma nova rota para a síntese de nanopartículas de Na2Ti6O13”.

Titanato de sódio como eletrólito

Segundo a aluna, o trabalho apresentou resultados favoráveis para a possível fabricação de titanato de sódio como eletrólito na forma de nanopartículas. “O trabalho trata da aplicação da substância titanato de sódio (Na2Ti3O7) - conhecida por suas relevantes propriedades elétricas - como eletrólito. O objetivo era sintetizar nanopartículas desta substância para avaliar suas propriedades elétricas para a produção de eletrólitos a serem utilizados em baterias para armazenamento de energia. Utilizamos como metodologia a abordagem do estudo das condições de processamento, síntese por Sonoquímica e sua caracterização por DRX, MEV e Espectroscopia de Impedância Complexa”, explica a aluna da Faculdade de Tecnologia.

Ampliação de perspectivas

Nathália Fagundes afirmou ainda que, além de ampliar a perspectiva em relação à Engenharia de Materiais no Brasil, pôde agregar mais valor aos planos pessoal e profissional. “Foi o primeiro congresso do qual fiz parte. Posso afirmar que minha experiência no XX CECEMM foi única, na melhor perspectiva possível. Durante a semana do evento, pude conhecer pessoas de todos os lugares do país, conhecer as localidades da UFSCAR, universidade que é referência em minha área de estudo, e pude trocar experiências com professores e alunos, de modo que eu pudesse ter uma perspectiva totalmente ampla em relação à Engenharia de Materiais no Brasil. Sinto que agreguei mais valor ao meu eu profissional e pessoal, e considero que o ponto mais alto da minha jornada foi de ter a oportunidade de representar a UFAM e garantir uma premiação dentre as apresentações orais dos trabalhos de pesquisa. Agradeço a confiança do meu orientador Yurimiler Leyet, aos meus companheiros de curso, professores, amigos e família que me ajudaram a realizar este grande sonho", declarou a aluna.

Investimento em pesquisa

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, os investimentos contínuos em Iniciação Científica resultam em conquistas como a de Nathália. “A Ufam parabeniza Nathália e seu orientador, o professor Yurimiler Ruiz pela conquista. Esse feito demonstra a importância do desenvolvimento do Pibic e nossa Instituição”, declarou a pró-reitora.

Sobre o Congresso

O Congresso é organizado anualmente, desde 1999, por alunos de Engenharia de Materiais de diferentes universidades do MERCOSUL. A 20ª edição do evento foi realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade de São Paulo (USP – Campus São Carlos), na cidade de São Carlos – SP, entre os dias 22 e 28 de julho.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable