Aluna da Ufam conquista prêmio em Congresso de Estudantes do Mercosul
Integrante do PIBIC/UFAM 2017/2018, Nathália Guimarães Fagundes, do curso de Engenharia de Materiais, recebeu o prêmio de segundo lugar pelo trabalho sobre a síntese de nanopartículas de titanato de sódio.

A aluna do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Amazonas, Nathália Guimarães Fagundes, obteve o segundo lugar na vigésima edição do Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul (CECEMM).
Sob a orientação do professor Yurimiler Leyet Ruiz, a aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2017/2018 da Ufam (Pibic/Ufam), apresentou o trabalho “Método Sonoquímico: uma nova rota para a síntese de nanopartículas de Na2Ti6O13”.
Titanato de sódio como eletrólito
Segundo a aluna, o trabalho apresentou resultados favoráveis para a possível fabricação de titanato de sódio como eletrólito na forma de nanopartículas. “O trabalho trata da aplicação da substância titanato de sódio (Na2Ti3O7) - conhecida por suas relevantes propriedades elétricas - como eletrólito. O objetivo era sintetizar nanopartículas desta substância para avaliar suas propriedades elétricas para a produção de eletrólitos a serem utilizados em baterias para armazenamento de energia. Utilizamos como metodologia a abordagem do estudo das condições de processamento, síntese por Sonoquímica e sua caracterização por DRX, MEV e Espectroscopia de Impedância Complexa”, explica a aluna da Faculdade de Tecnologia.
Ampliação de perspectivas
Nathália Fagundes afirmou ainda que, além de ampliar a perspectiva em relação à Engenharia de Materiais no Brasil, pôde agregar mais valor aos planos pessoal e profissional. “Foi o primeiro congresso do qual fiz parte. Posso afirmar que minha experiência no XX CECEMM foi única, na melhor perspectiva possível. Durante a semana do evento, pude conhecer pessoas de todos os lugares do país, conhecer as localidades da UFSCAR, universidade que é referência em minha área de estudo, e pude trocar experiências com professores e alunos, de modo que eu pudesse ter uma perspectiva totalmente ampla em relação à Engenharia de Materiais no Brasil. Sinto que agreguei mais valor ao meu eu profissional e pessoal, e considero que o ponto mais alto da minha jornada foi de ter a oportunidade de representar a UFAM e garantir uma premiação dentre as apresentações orais dos trabalhos de pesquisa. Agradeço a confiança do meu orientador Yurimiler Leyet, aos meus companheiros de curso, professores, amigos e família que me ajudaram a realizar este grande sonho", declarou a aluna.
Investimento em pesquisa
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, os investimentos contínuos em Iniciação Científica resultam em conquistas como a de Nathália. “A Ufam parabeniza Nathália e seu orientador, o professor Yurimiler Ruiz pela conquista. Esse feito demonstra a importância do desenvolvimento do Pibic e nossa Instituição”, declarou a pró-reitora.
Sobre o Congresso
O Congresso é organizado anualmente, desde 1999, por alunos de Engenharia de Materiais de diferentes universidades do MERCOSUL. A 20ª edição do evento foi realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade de São Paulo (USP – Campus São Carlos), na cidade de São Carlos – SP, entre os dias 22 e 28 de julho.